Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

Com um discurso de continuidade e transparência, prezando pela harmonia entre os legisladores, o deputado Pedro Lupion (DEM) assumiu nesta segunda-feira (09) a Liderança do Governo Cida Borghetti na Assembleia Legislativa do Paraná. Lupion ocupa a função até então exercida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Aos 34 anos de idade e em seu segundo mandato como deputado estadual, Lupion reconheceu que a juventude e a pouca experiência na comparação com colegas de Parlamento o fizeram refletir diante do convite para encarar tamanho desafio. “Quando recebi o convite da governadora, confesso que a insegurança tomou conta de mim. Pensava nos desafios em relação à idade, em relação à inexperiência e, principalmente, o desafio de poder liderar um grupo tão distinto e tão diferenciado de parlamentares. De diversos partidos e de diversas ideologias e, principalmente, com intenções distintas eleitoralmente, em um futuro próximo. Isso tudo fez com que eu tivesse muito o que pensar e fui buscar os conselhos dos mais experientes”.

Entre os conselheiros que ouviu estava o pai, Aberlado Lupion, presidente da Cohapar, que acompanhou do Plenário o primeiro discurso de Pedro Lupion como líder do Governo na Assembleia Legislativa. Em suas palavras, o novo líder enalteceu a atuação do antecessor, deputado Luiz Claudio Romanelli. “Quero reconhecer a amizade, o companheirismo e as boas ações e intenções do Romanelli. Se não fosse a experiência que tive junto ao Romanelli eu não teria aceitado o desafio. Ao lado do Romanelli aprendi a liderança nos momentos mais tranquilos e nos momentos mais difíceis que essa Casa já passou. O Romanelli fez um trabalho excepcional nos últimos anos”.

Segundo Lupion, o trabalho na condução dos projetos do Governo no Legislativo será uma “continuidade, trabalhando e prol do Paraná e buscando consenso nas votações, para que a gente tenha apoio nos projetos de interesse do Governo”.

Aprovado pela maioria dos deputados que compõem a base aliada no Governo, o novo líder recebeu inúmeros elogios em Plenário. “Eu cheguei aqui contigo e já vi no primeiro dia a sua liderança. Você vai fazer um excelente trabalho, tem um bom trânsito dentro da Casa e conhece o Parlamento. Não tenho dúvidas de que você vai dar conta do recado”, afirmou o deputado Adelino Ribeiro (PRP).

A deputada Maria Victoria (PP) afirmou que Lupion está preparado para a nova jornada.  “Você é de fato preparado e vai com certeza fazer um brilhante trabalho representado o Governo Cida Borghetti nesse Parlamento. Parabéns, sucesso e que Deus te dê muita sabedoria e discernimento para conduzir esse novo desafio”.

Para o deputado Tiago Amaral (PSB), Lupion representa a renovação da política. “A política vive hoje um momento que exige renovação e oxigenação. Você carrega todos os predicados, valores e princípios para renovação e oxigenação da nossa política. Me sinto absolutamente representado por você e absolutamente entusiasmado, por ver uma figura como a tua, um amigo que vi crescer, preparado como é, chegar ao posto que você chega agora”.

Mais mudanças – A troca do representante do Executivo junto ao Legislativo não foi a única alteração na Assembleia Legislativa do Paraná. Também foram formalizadas alterações nas lideranças e blocos partidários e nas filiações partidárias de sete deputados. A troca de sigla no período que antecede o prazo de filiação para disputar as eleições está prevista na Lei federal nº 9.096/1995 e poderia ser realizada até o último dia 7 de abril.

O deputado Adelino Ribeiro deixou o Partido Social Liberal (PSL) e passa a integrar o Partido Republicano Progressista (PRP). O deputado Gilberto Ribeiro saiu do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e agora faz parte do Partido Progressista (PP), que também recebeu o deputado Luiz Carlos Martins, que deixou o Partido da Social Democrático (PSD).

O deputado Marcio Pauliki saiu do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e passa a fazer parte do Solidariedade (SD). Pauliki também assume a liderança do Bloco Partidário composto pelo Partido Progressista, Partido da Mobilização Nacional e Solidariedade, substituindo o deputado Felipe Francischini, que deixou o Solidariedade (SD) e agora integra o Partido Social Liberal (PSL). Também migrou para o PSL o deputado Missionário Ricardo Arruda, que até então estava no Partido Ecológico Nacional (PEN). O Podemos (PODE) passa a contar com o deputado Rasca Rodrigues, que deixa o Partido Verde (PV).

A bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) também passa a contar com novo líder, o deputado Paulo Litro. O cargo era ocupado até então pelo deputado Francisco Bührer. A vice-liderança é do deputado Bernardo Carli.

Outras mudanças partidárias podem ser comunicadas à Mesa Executiva da Alep nos próximos dias.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui