Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

O vencedor das eleições mexicanas, Andrés Manuel López Obrador – novo Presidente do México, disse que não irá falhar ou trair aqueles que confiam nele, porque “isso significa a esperança de uma mudança real e vamos para viver de acordo com o que as pessoas do México querem “. Em uma entrevista ao programa de notícias Despierta com Carlos Loret, da Televisa, ele disse que sabe que os problemas do país são sérios, mas que ele tem convicções e disposição para enfrentar os desafios.

Ele explicou que durante a chamada no dia anterior, o atual presidente Enrique Peña Nieto, felicitou-o e foi respeitoso, bem como que expressou seu apoio ao período de transição para que ele possa desenvolver o programa, que em nada há confrontos, mas confiança e pode iniciar a nova administração com estabilidade econômica e financeira.

Ele lembrou que na terça-feira deverá encontrar-se com Peña Nieto, no Palácio Nacional, para falar sobre a transição e para isso, nomeou um comitê formado por Carlos Urzúa e Alfonso Romo sobre questões econômicas e financeiras; Marcelo Ebrard e Héctor Vasconcelos em assuntos internacionais; Olga Sánchez Cordero e Tatiana Clouthier na política interna; enquanto César Yáñez estará em comunicação e ligação com a mídia.

Em relação ao ex-candidato presidencial Ricardo Anaya Cortés e José Antonio Meade, disse que falou com ambos e felicitou-o, e então vai procurar para conversar, fazer de lado as diferenças e trocar pontos de vista. López Obrador considerou que o que o país precisa é de crescimento econômico, acabando com a corrupção e a impunidade: “Esse é o meu compromisso” e para isso haverá vontade política.

A população que mostrou medo e incerteza, porque ele ganhou a eleição, o próprio pediu-lhes para ter confiança, uma vez que não é “um ditador, é democrata, respeito as liberdades de crítica para a expressar ideias, religiões e compromisso com a diversidade e pluralidade, não tomarei qualquer ação contrária ao interesse geral”, disse ele.

“Tenho ideais e tenho princípios, não luto por posições, por poder pelo poder, sou muito consciente da responsabilidade histórica”, comentou e explicou que agirá com simplicidade, humildade e não levitará, terá os pés no chão, além de isso será muito respeitoso dos poderes Legislativo e Judiciário, e da soberania dos estados e municípios. “Primeiro eu vou pedir a todos os militantes para agirem com honestidade como um modo de vida e governo, para colocar de lado a corrupção”, que ele acredita que não custará trabalho porque as pessoas são honestas e há uma grande reserva. De valores, o problema tem sido políticos ambiciosos, disse ele.

Ele afirmou que quer que o México torne-se uma potência mundial, para a qual possui os elementos para alcançá-lo, como os recursos naturais. Ele disse que sua administração será a disciplinada financeiramente e não gastará mais do que você nas finanças públicas, não haverá deficit; haverá um plano de austeridade que agora vai ser o governo que apertar os cintos. Sobre o relacionamento com o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que vai procurar fortalecer os laços de amizade e cooperação para o desenvolvimento, para o qual eles vão buscar acordos, mas vai agir com prudência e respeito.

López Obrador explicou que buscará as negociações do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) a serem complementadas com os profissionais de sua equipe de trabalho, para que possam se unir às atuais. Questionado sobre a reforma educacional, ele disse: “Vamos suspender a chamada reforma educacional, é mais uma reforma trabalhista que prejudica os professores”, um novo plano educacional será elaborado, alertou ele na longa entrevista.

O candidato da coalizão Juntos Haremos Historia indicou que avaliará seu próximo gabinete e analisará se fará mudanças no que já propôs. Em relação ao plano presidencial, ele explicou que será vendido e que suas transferências serão feitas por aviões de linhas comerciais e por terra. Alguns helicópteros do governo usarão como ambulâncias, disse ele.

Sobre sua família, ele enfatizou que seus filhos não estarão no governo nem haverá nepotismo; no caso de sua esposa, ela lhe disse que não assumirá o papel da primeira-dama, continuará com suas atividades diárias. Ele ressaltou que, durante seu governo, ninguém será perseguido ou assediado: “Queremos reconciliação e meu governo representará todos os mexicanos”.

López Obrador acrescentou que, para a questão da anistia, ele convidará especialistas em Direitos Humanos: “Vamos conversar com parentes e vítimas de violência e definir”.

Edição, Revisão e Tradução: Pedro Lima.

Reportagem da Agência Pública Notimex – México.

Imagens: Notimex.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui