Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

Com o prazo final das convenções neste domingo (05/08) o cenário político ficou mais claro e as chapas foram definidas.

O ex-presidente Lula indicou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como seu candidato a vice e afirma que o PT negociou a saída de Manuela D’Ávila (PCdoB) da disputa presidencial. Caso a candidatura de Lula seja impugnada pela justiça, cenário mais provável, Manuela pode compor a chapa no lugar do ex-presidente. O partido dos trabalhadores também fechou aliança com PCdoB, que passa a integrar a coligação formada por PROS e PCO.

Bolsonaro (PSL) decidiu indicar o general da reserva, Hamilton Mourão, para a vaga de vice em sua chapa presidencial. O anúncio aconteceu durante evento do PRTB, partido de Mourão.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, informou que a senadora Kátia Abreu (PDT-TO) será a candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Ciro Gomes na disputa presidencial da eleição de 2018.

O Podemos confirmou, em convenção nacional no sábado (04/08), a escolha de Alvaro Dias como candidato à Presidência da República. O vice da chapa é o economista Paulo Rabello de Castro, do Partido Social Cristão (PSC). O PSC desistiu de ter candidato próprio e indicou o nome de Rabello na quarta-feira (01/08). Além do PSC, o Podemos fechou coligação com o PRP e o PTC.

O Patriota confirmou também no sábado (04/08), em convenção nacional em Barrinha (SP), a escolha de Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, conhecido como Cabo Daciolo, como candidato à Presidência da República. A pedagoga Suelene Balduino Nascimento, também filiada ao Patriota, foi confirmada como vice na chapa. O convite foi feito na quinta-feira (02/08), quando ela esteve reunida com Daciolo, em Brasília (DF).

Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin foi escolhido pelo PSDB como candidato na disputa à Presidência da República. A candidata a vice na chapa é senadora Ana Amélia (PP-RS), a expectativa do PSDB é que a parlamentar melhore o desempenho do candidato na região Sul e no setor do agronegócio, no qual ela tem bom trânsito. A escolha de uma mulher para vice representa ainda um aceno ao eleitorado feminino.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou a escolha de Guilherme Boulos como candidato à Presidência da República. O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) terá como candidata a vice-presidente a ativista indígena Sônia Guajajara, também do PSOL. A candidatura de Boulos teve apoio de setores sociais, como os sem-teto, e os movimentos LGBTI, feminista, negro, entre outros.

Germano Rigotto foi confirmado como candidato a vice de Henrique Meirelles nas eleições para a Presidência da República em 2018, durante convenção do MDB no Rio Grande do Sul, neste domingo (05/08). A inclusão do ex-governador gaúcho na chapa havia sido anunciada no sábado (04/08). Pela primeira vez desde 1994, o MDB terá candidatura própria ao Planalto.

O Partido Novo oficializou o empresário João Amoêdo, como candidato à Presidência da República em 2018. O anúncio foi feito na Câmara de Comércio Americana (Amcham), na Zona Sul de São Paulo. João terá como candidato a vice o professor universitário Christian Lohbauer, de 51 anos, também do Novo.

O filho do ex-presidente João Goulart, João Goulart Filho, foi escolhido como candidato do partido à Presidência da República pelo Partido Pátria Livre (PPL). É a primeira vez que a sigla lança candidato à Presidência. A legenda também anunciou o professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Léo Alves como candidato a vice-presidente. Não houve coligação.

O partido Democracia Cristã (DC), antigo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), oficializou a candidatura do presidente nacional da legenda, José Maria Eymael, à Presidência da República. O candidato a vice na sua chapa é o pastor Helvio Costa.

Marina Silva foi aprovada pela Rede Sustentabilidade à Presidência da República. O partido confirmou o nome da ex-ministra do Meio Ambiente em convenção nacional em Brasília. A Rede também confirmou Eduardo Jorge (PV) como candidato a vice na chapa. A aliança entre as legendas foi acertada na última quinta-feira (02/08). Esta será a terceira vez que Marina Silva concorrerá ao Palácio do Planalto. Nas outras duas ocasiões, em 2010 e 2014, ficou em terceiro lugar.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) divulgou durante convenção no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, no Tatuapé, a candidatura de Vera Lúcia à Presidência da República nas eleições de outubro. O professor Hertz Dias, da rede pública do Maranhão, foi anunciado como vice pelo partido. Não haverá coligação no PSTU.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu em convenção nacional, que não irá fazer coligação formal com nenhum outro partido para a eleição presidencial de outubro, devido ao acordo do PT que se comprometeu a apoiar os candidatos do PSB aos governos de Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco em troca da neutralidade dos socialistas na eleição presidencial. Na prática, isso significa que o PSB não vai repassar sua cota do tempo de TV nem do fundo partidário para nenhum candidato à Presidência da República.

No entanto, o presidente do partido, Carlos Siqueira, afirmou que não haverá neutralidade por parte da sigla. No documento aprovado pela convenção neste domingo, está prevista a hipótese de diretórios estaduais do partido, ou mesmo integrantes da sigla, de forma individual, apoiarem candidaturas consideradas “progressistas”. O documento faz uma ressalva nesse ponto. Veta “rigorosamente” qualquer tipo de apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), vista pelo como uma “ameaça à democracia e aos direitos humanos”.

São 14 nomes para disputar a Presidência da República em 2018, este número ainda pode mudar até o dia 15 deste mês, data limite para o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui