Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

O general da reserva Hamilton Mourão se manifestou nesta terça-feira (07/08) a respeito das declarações feitas por ele – nas quais afirmou que o Brasil herdou a “indolência” dos índios e a “malandragem” dos negros –, durante reunião da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (RS). “O contexto que coloco é da herança cultural, tendo como base estudiosos gabaritados da nossa nacionalidade. Esse contexto trouxe heranças positivas e negativas, sem distinção de cor e raça, para todos os brasileiros”, justificou Mourão, em nota.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou posicionamento a respeito da fala do candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL). “Repudiamos veementemente as declarações injuriosas e injustas aos povos indígenas e à população negra do Brasil proferidas pelo candidato a vice-presidente da República. Tais declarações explicitam profunda ignorância e alimentam o racismo de parcela da sociedade brasileira contra essas populações historicamente injustiçadas e massacradas em nosso país”, diz a nota do Cimi.

A Organização dos Direitos Humanos Justiça Global também repudiou a fala de Mourão. “As declarações mostram um pensamento colonizador, racista e escravocrata. Comportamentos como esses devem ser denunciados”, disse a entidade.

Fonte: Metrópoles

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui