Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

A assessoria de imprensa do candidato Ratinho Jr. (PSD) explica que o pedido de impugnação do partido foi feito em função de uma decisão do TRE-PR que, na segunda-feira (21/08) estabeleceu que o tipo de estratificação feito pelo Ibope, em nível econômico, de pessoa economicamente ativa e não e economicamente ativa, está proibido. A impugnação se baseou nessa decisão.

Esta é a nota do PSD, mas vejamos alguns pontos que a contrariam:

  1. O Ibope registrou a pesquisa no TRE no dia 16; os dados da estratificação econômica do eleitorado já constavam do pedido de registro e de conformidade com as regras usuais e aceitas em todo o país pela Justiça Eleitoral;
  2. O TRE do Paraná mudou os critérios dia 21. Partindo do princípio de que leis não retroagem, a mudança da regra não poderia afetar a pesquisa registrada cinco dias antes;
  3. Já há farta jurisprudência nacional que aceita a estratificação econômica do eleitorado em PEA e não-PEA – isto é, em população de eleitores economicamente ativa e não ativa.

Conclusão: a impugnação do PSD à pesquisa Ibope/RPC pôde ser mantida por muito tempo. Com isso, os resultados da pesquisa serão mesmo divulgados nesta quarta-feira, dia 22, como estava previsto desde o dia em que houve o registro no TRE.

O que sobra desta “briga” é que, por trás dela, talvez estivesse escondido o interesse político da campanha de Ratinho Jr. para não expor eventual tendência de que a eleição no Paraná será decidida em dois turnos – ao contrário da euforia dos correligionários que ainda contam com a vitória já no primeiro turno.

Fonte: Contraponto

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui