Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

A Promotoria de Justiça Eleitoral de Cianorte, no Noroeste do Paraná, instaurou nesta quinta-feira (04/10) um procedimento preparatório eleitoral para investigar nove empresas que estariam tentando induzir seus empregados a votarem em Jair Bolsonaro (PSL), candidato à Presidência da República.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) recebeu documentos e imagens que indicam que essas empresas prometeram dispensa do expediente da próxima segunda-feira (08/10) e comemoração com churrasco e chope grátis, caso o candidato indicado pelos patrões seja eleito em primeiro turno.

Alguns dos documentos encaminhados à Promotoria Eleitoral também continham o aviso de que eleitores de outro candidato seriam “expulsos” caso comparecessem à eventual comemoração. Os cartazes foram fixados em murais de recados internos e viralizaram nas redes sociais.

A Gazeta do Povo descobriu o nome de oito empresas: Laguilo Empreendimentos Imobiliários, MontiNorte Indústria Metal Mecânica, Grupo RZM, Extinorte, Supermercados Simão, Kaskinha Multimarcas, Columbia Shopping Car e Edu Chaves.

Além do procedimento eleitoral, o MP-PR também emitiu uma recomendação administrativa, dirigida à sociedade e especialmente à classe empresarial, alertando que “é vedado ao empregador praticar qualquer ato que obrigue ou sugestione o empregado a manifestar-se sobre suas crenças ou convicções políticas ou filosóficas”, o que pode caracterizar “assédio ou coação moral, inadmissível nos locais de trabalho, e discriminação por orientação política”.

O documento recomenda aos empresários que se abstenham de “divulgar e realizar eventos ou oferecer benefícios aos seus funcionários, de forma a sugestioná-los na escolha dos candidatos às eleições”, sob pena de responsabilização, nos termos da legislação em vigor. A prática pode configurar crime eleitoral e a conduta de captação ilícita de votos.

Fonte: Gazeta do Povo

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui