Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

Novos diálogos da Vaza Jato, divulgados neste domingo (8) pela Folha de S.Paulo, em parceria com o site The Intercept, revelam o conluio entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, procuradores da Lava Jato e investigadores da Polícia Federal para vazamento do grampo ilegal da conversa entre os ex-presidentes Lula e Dilma, quando o petista aceitou ser ministro da Casa Civil da então presidenta, em 16 de março de 2016.

As conversas entre procuradores, investigadores e o delegado da Polícia Federal, Luciano Flores – que desencadeou a condução coercitiva do ex-presidente e foi nomeado por Moro como superintendente da PF no Paraná – revelam que as escutas das conversas de Lula eram acompanhadas em tempo real e repassadas imediatamente em grupos de Telegram.

O agente da PF responsável continuou ouvindo as conversas e relatando aos procuradores mesmo após o pedido de suspensão das escutas, às 11h12 do dia 16, data em que Lula aceitou o convite de Dilma para compor o governo. Dessa forma, ele comunicou imediatamente a conversa de Lula e Dilma, ocorrida às 13h32, repassando aos procuradores.

“Senhores: Dilma ligou para LILS avisando que enviou uma pessoa para entregar em mãos o termo de posse de LILS. Ela diz para ele ficar com esse termo de posse e só usar em “caso de necessidade”, alertou o agente identificado como Prado, às 13h44.

O delegado Luciano Flores, então, determina, que o agente “transcreva literalmente tudo sem comentários” e volta rapidamente para a Superintendência da PF para subir a transcrição no sistema eletrônico de acompanhamento processual, o E-proc, junto com outros 44 arquivos de áudios anexados com um relatório no dia anterior, a qual Moro teve acesso.

Moro levantou sigilo dos autos às 16h19 e às 18h32 jornalistas da GloboNews leram ao vivo a transcrição da conversa de 1min35s entre Lula e Dilma, pinçada em meio a horas de gravação obtidas pelos investigadores.

Reportagem do site Revista Fórum.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui