Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), espera melhorar o relacionamento da instituição com a sociedade e o combate a notícias falsas com a instalação, nesta terça-feira (22), do Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados. “Com a viralização do ódio no Brasil e no mundo, as instituições democráticas têm sido atacadas de forma permanente por meio de informações falsas”, alertou. “Faltava uma estrutura organizada e de participação institucional para reagir a essas informações.”

Segundo Maia, o objetivo do conselho, criado em maio deste ano, é encontrar o melhor caminho para organizar a relação da Câmara com a sociedade usando ferramentas modernas de comunicação. “Devemos mostrar a todos os brasileiros que o coração da nossa democracia é o Parlamento. Ainda temos estruturas que olham o Parlamento com olhar analógico em um Brasil digital, onde certamente nossas estruturas poderão funcionar com a mesma qualidade e custos menores.”

O presidente do conselho, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), avalia que a maioria dos ataques sofridos pela Câmara dos Deputados se deve à falta de informação. “Esta casa já é muito transparente, mas o processo legislativo pode parecer confuso para quem não o conhece. Precisamos unificar e simplificar a linguagem para que nossa comunicação com a sociedade traga esclarecimento e qualifique o debate”, apontou.

Participação da sociedade
O secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, deputado Fábio Schiochet (PSL-SC), destacou a importância de a sociedade participar do conselho. “A Secretaria de Comunicação é um espelho do que acontece no dia-a-dia da Câmara dos Deputados e a gente leva isso para os 200 milhões de brasileiros.”

Falando em nome dos outros conselheiros, a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Vicentini Mielli, agradeceu pela criação do conselho pela Câmara dos Deputados. “Neste momento há um ataque deliberado aos espaços de participação social, com extinção de conselhos”, comentou.

A conselheira afirmou que a comunicação pública precisa contar com a participação da sociedade. “A criação deste conselho vai estabelecer pontes com movimentos sociais para ampliar a credibilidade do Parlamento, dialogar com a sociedade sobre o que se faz e sua importância.”

Agência Câmara Notícias.

Imagem: Pablo Valadares.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui