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O presidente Jair Bolsonaro (PSL) colocou em prática algo que vem ameaçando desde a campanha eleitoral: passar na faca a verba oficial de publicidade a Globo. Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou ainda que Bolsonaro decidiu priorizar emissoras com menos audiência, como Record e SBT, mas que são consideradas aliadas ao Planalto.

O presidente costuma reclamar que a Globo usa seus programas jornalísticos para atacar o governo, mas críticas se acirraram depois que a emissora vinculou seu nome ao assassinato da vereadora Marielle Franco. Neste caso, Bolsonaro pôs em xeque a renovação da concessão da TV em 2022.

Os dados, portanto, indicaram uma inversão de tendência. Até o ano passado, a Globo recebia valores mais próximos do seu share, ou seja, da participação em audiência no total de emissoras ligadas.

Em 2017, ficou com 48,5% dos recursos e, em 2018, 39,1%. Neste ano, com base em dados parciais, a fatia despencou para 16,3%. Os percentuais da Record foram de 26,6% em 2017, 31,1% em 2018 e, agora, 42,6%; os do SBT, 24,8%, 29,6% e 41%, respectivamente.

No entanto, segundo dados do Kantar Ibope, entre janeiro e outubro deste ano a Globo tem 33,1% do público da TV, contra 14,5% do SBT e 13,1% da Record. Os dados se referem às 15 principais regiões metropolitanas.

Com informações da Folha de S.Paulo.

Revista Fórum.

guazelli

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