Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

Há menos de um ano das eleições municipais, o eleitorado de Curitiba segue indefinido com relação ao próximo prefeito da cidade. Em pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Paraná Pesquisas, 73,7% dos eleitores disseram não saber em quem votar. O levantamento ouviu 1.352 eleitores entre os dias 11 a 13 de dezembro de 2.019. A margem de erro é de 2,5% e o grau de confiança dos dados é de 95%.

No levantamento espontâneo, quando não é mencionado o nome das candidaturas, 73,7% disseram não saber em quem votar. Já àqueles que disseram “ninguém”, tendendo para o voto em branco ou nulo, chegou a 7,2%.

Neste cenário, o atual prefeito Rafael Greca (DEM) teve o nome mais lembrado por 11,4% dos pesquisados. Ele é seguido pelo ex-prefeito pedetista Gustavo Fruet (2,1%) e pelo candidato derrotado em 2016 no segundo turno, Ney Leprevost (PSD), que registra 1,8%. Curitiba não reelegeu seus dois prefeitos. Ducci (PSB), que governou ou município em 2012 e ficou com 0,6%. No levantamento espontâneo, o Delegado Francischini bateu 1,3% e Angelo Vanhoni (PT) 0,5%. Na última eleição o deputado estadual Tadeu Veneri concorreu pelo partido.

Quando a pesquisa é estimulada, Greca segue à frente, atingindo 26,9%, sendo seguido novamente por Ney (11,5%) e por Fruet (11,4%). Tanto o público masculino como o feminino votam igualmente no atual prefeito.

República de Curitiba

Se o DataFolha registrou que apenas 30% dos brasileiros aprovam o governo de Jair Bolsonaro, o pior índice para um presidente em primeiro mandato, a cidade de Curitiba mostra que ele será um bom cabo eleitoral. De acordo com o Instituto, 57,2% aprovam a gestão de extrema direita. Entre ótimo e bom, ele atinge 45,3% da opinião dos pesquisados. O presidente é desaprovado por 38,8% e 19,8% consideram sua gestão péssima. No cenário nacional, o índice de ruim chega a 36%.

Ratinho bem visto

O conflito com os servidores estaduais e a votação da previdência na Ópera de Arame não abalaram a confiança dos curitibanos com o governador Ratinho Junior. 73,6% aprovam o primeiro ano dele e 57,7% deram nota boa ou ótima para sua administração.

Reportagem do site Porem.net.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui