O Portal

Histórico

Ainda sob o nome de Liberdade de Expressão, o VE estreou no dia 22 de junho de 2015 ancorado pelo Rafael Guazelli, tendo em seu primeiro programa o cientista político Leonardo Rocha. Durante esse tempo, as entrevistas eram transmitidas ao vivo pela RádioTV Liberdade e publicadas posteriormente nos canais de Facebook e de YouTube. Nesta primeira temporada foram feitas entrevistas com advogados, juristas, cientistas políticos e políticos da região de Curitiba.

No ano seguinte, em 2016, com a proximidade das eleições municipais, foram entrevistados diversos candidatos a prefeitos nas demais cidades da região metropolitana de Curitiba. Com a repercussão e o alcance satisfatório, o Liberdade de Expressão realizou debates para o executivo municipal de Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Colombo, Piraquara e Campo Magro.

Em janeiro de 2017, o Liberdade de Expressão tornou-se Verdade&Expressão – uma nova marca com o principal intuito de aproximar o espectador do convidado. E nesse mesmo tempo veio a estreia do Portal Verdade&Expressão, que tinha o mesmo objetivo que o programa, até então exibido na internet, visando o jornalismo independente, plural e de valor.

Com essa nova temporada, o programa estreou agora em rede de televisão aberta, especificamente na TV Transamérica. Com isso o espectador teria mais chances de ver as entrevistas realizadas na TV aberta, disponibilizadas no site da emissora e em redes sociais (Facebook e YouTube).

O VE na TV aberta diversificou-se do conteúdo regionalizado e permitiu que políticos, de renome estadual, fossem entrevistados. Em 2017 foram convidados vereadores de Curitiba, deputados estaduais, deputados federais, senadores e cientistas políticos. Sempre ancorado por Rafael Guazelli e ao vivo, no horário nobre do jornalismo: 19h30.

Em 2018, visando a cobertura das eleições para o Governo do Estado, Assembleia, Câmara Federal, Senado Federal e Presidência da República, o Verdade&Expressão intensificou matérias jornalísticas, pesquisas eleitorais e entrevistas com cientistas políticos – a fim de analisar quadros políticos naquela época.

Por meio do Facebook, foi realizada pela primeira vez a cobertura de transmissão de cargo, diretamente do Palácio Iguaçu, entre os ex-governadores Beto Richa (PSDB) e Cida Borgetti. De lá foi realizada entrevistas individuais e publicadas posteriormente.

Fazendo história pela primeira vez fora do eixo das grandes emissoras, o VE realizou debate entre os candidatos ao Governo do Estado e Senado Federal. Com maior audiência até então registrada na TV Transamérica (TV e internet) e repercussão com matérias jornalísticas pelo estado, participaram desse debate, na época, Jorge Bernardi (REDE), João Arruda (MDB), Dr. Rosinha (PT), Professor Piva (PSOL) e Ogier Buchi (PSL) – todos então candidatos ao Governo do PR.

Do debate ao Senado Federal, participaram Alex Canziani (PTB), Flávio Arns (REDE), Jacqueline Parmegiani (PSOL), Roselaine Barroso (PATRI), Luiz Adão (DC) e Rodrigo Tomazini (PSOL). Ancorado ao vivo, no horário nobre, a repercussão de ambos dos debates foi imediatamente instantânea. Além das entrevistas individuais com os demais candidatos ao governo e senado e com figuras políticas importantes para o Paraná.

Neste ano foi realizado a cobertura ao vivo do TRE-PR, lincando diretamente do estúdio, na apuração dos votos, com divulgação de pesquisas boca de urna. Após isso foi realizada também a transmissão ao vivo, direto do Teatro Positivo, a diplomação de todos os candidatos eleitos e seus suplentes, para os cargos de deputado estadual, deputado federal, Governo do Estado e Senado Federal.

Em 2019, no primeiro dia do ano, a transmissão ao vivo direto da Assembleia Legislativa do Paraná da posse do governador Ratinho Junior (PSD) e do vice-governador Darci Piana (PSD). Também foi realizada a cobertura na posse do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Hamilton Mourão (PRTB).

Nesta temporada, ainda na TV Transamérica, foram entrevistados o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD); o secretário da Casa Civil do PR, Guto Silva (PSD); o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o secretário de Saúde, Beto Preto; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB); e o líder do governo deputado Hussein Bakri (PSD).

Além deles, o VE recebeu cientistas políticos, analistas da área de política, jornalistas, personalidades jurídicas, deputados estaduais e federais; e vereadores de Curitiba.

Nas mídias sociais, foram realizadas a transmissão ao vivo da visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Curitiba, junto com o seu então ministro da Justiça, Sergio Moro. Também realizada a transmissão ao vivo da visita do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) na capital paranaense.

Em 2020, devido a pandemia da Covid-19, as entrevistas programadas para o ano tiveram que ser readequadas aos novos tempos e assim feitas por meio de videochamadas – outro desafio encarado pelo VE. Visando a cobertura para as eleições municipais de 2020, o Verdade&Expressão recebeu analistas e marqueteiros políticos, de grande renome nacional.

O VE reformulou-se e passou a transmitir ao mesmo tempo no YouTube, Facebook, Instagram e TV aberta – sempre ao vivo. Com a cobertura das eleições municipais restrita devido a pandemia da Covid-19, o programa entrevistou os candidatos a prefeito de Curitiba, via plataforma de videochamada: João Arruda (MDB), Letícia Lanz (PSOL), Marisa Lobo (Avante), Eloy Casagrande (REDE), Carol Arns (Podemos), Camila Lanes (PCdoB), Dr. João Guilherme (Novo), Professor Mocellin (PV), Goura (PDT), Paulo Opuszka (PT) e Christiane Yared (PL).

No portal de notícias, com a equipe de jornalismo, eram levantados e publicados as agendas e visitas de todos os candidatos. A cobertura especial da Covid-19 também tomou conta, sendo uma das mais importantes já registradas no site. Foram publicadas pesquisas eleitorais das principais capitais do país.

Foi realizado a transmissão ao vivo da apuração de votos nas principais capitais do país, além de links a todo momento direto do TRE-PR – sendo essa uma das maiores coberturas simultâneas, já que eram vistos em 3 redes sociais diferentes (Facebook, YouTube e Instagram). No mês de dezembro foi realizada a transmissão ao vivo da diplomação dos candidatos eleitos em Curitiba.

Em parceria com a extinta TV Transamérica, o programa totalizou 179 edições – em sua maioria ao vivo.

O ano de 2021 é marcado por coberturas acentuadas da política brasileira e a vacina contra a Covid-19, sempre publicados os boletins sobre a pandemia. Foi realizado a transmissão ao vivo das eleições para a presidência da Câmara Federal e do Senado Federal.

De casa nova, o Verdade&Expressão reestreia na na CentralTV (canal 25 e 525 ClaroTV) no mês de março, sempre com o objetivo de informar, investigar e trazer assuntos de interesse do cotidiano a todos os membros da sociedade civil.

Princípios Editoriais

O Verdade&Expressão é um portal de notícias independente, plural e apartidário. A necessidade de apresentar nossos princípios editoriais é ampliar nossa credibilidade à sociedade paranaense. Confira:

Para toda reportagem e/ou matéria existe um profissional por trás. Por isso, o Verdade&Expressão apoia a apresentação do diploma de formação em Jornalismo e Comunicação Institucional. Repudiamos qualquer cidadão que apresente-se como “Comunicador”, “Jornalista” e ou “Radialista”, sem ter ao menos cursado um Ensino Superior.

Os valores do Verdade&Expressão é: apurar os fatos, com veemência e imparcialidade; ouvir todos os lados de uma história; cobrar transparência de instituições públicas e privadas; por fim, repudiar toda e qualquer informação repassada – “Fake News” existente. Repudiamos toda e qualquer forma de “cópia” de reportagem, imagem e áudio, sem os devidos créditos.

O Verdade&Expressão apoia autonomia e liberdade de expressão aos seus colaboradores. Repudia toda e qualquer forma de violência ao trabalho do Jornalista. O Verdade&Expressão apoia e preserva o sigilo da fonte.

O Verdade&Expressão apoia o estado democrático de direito – preservando a autonomia das instituições públicas e do terceiro setor. Apoiamos toda e qualquer forma de mídia independente e alternativa.

Por último, Verdade&Expressão repudia toda e qualquer disseminação de “ódio”, seja pela cor, gênero, orientação, raça ou trabalho.

Rafael Guazelli

Diretor Executivo

-//-

Anuncie no VE

Em construção!

-//-

Expediente

Diretor Executivo

Rafael Guazelli

Jornalista Responsável e Produção TV

Pedro Lima (MTB 11050/PR)

Para envio de pautas: liexpressao@gmail.com