As inscrições no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais deste ano se encerraram na noite do último sábado (26). Até então, foram computadas cerca de 523 mil inscrições. Como previsto, alguns candidatos escolheram se cadastrar utilizando o sobrenome do presidente Jair Bolsonaro, assim como o nome do ex-presidente Lula, como forma de ganhar destaque na disputa.
Segundo levantamento feito pela jornalista de dados Cecília do Lago, na madrugada deste domingo, 84 candidatos se apresentavam com o apelido “Bolsonaro” no sistema do TSE, enquanto ao menos 185 aderiram ao “Lula”. O número pode ser ainda maior, já que mais candidatos se inscreveram no sistema ao longo do dia.
O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) é um dos que vai apostar na popularidade do ex-capitão para garantir a vitória nas urnas. Logo nas primeiras horas de sua campanha, ele publicou em todas as suas redes sociais um “santinho virtual” com uma montagem que aparece ao lado de Bolsonaro.
Ainda, segundo o levantamento da jornalista, 8.262 das inscrições são de pessoas que se dizem ligadas às carreiras policiais ou das Forças Armadas. A maioria, segundo ela, são policiais militares. Outros seis candidatos têm “pistola” no nome.
Comentar