Ao falar de tecnologia e inovação em seu plano de governo, a candidata à Prefeitura de Curitiba, Carol Arns (Podemos), apresenta como proposta o projeto “Curitiba 5.0”. O objetivo é que a cidade esteja não só na vanguarda em ternos de inovações tecnológicas, como também promova a inclusão digital de toda a população.
“Precisamos assegurar que todas as pessoas tenham acesso às tecnologias digitais e às competências digitais de forma equitativa, ou seja, independentemente do bairro em que se encontram. Com a pandemia, vimos como estamos distantes dessa realidade em Curitiba e precisamos agir para garantir essa inclusão”, defende.
Na visão da candidata, a tecnologia também deve estar presente nas ações educacionais e de qualificação. “As competências digitais precisam ser desenvolvidas tanto no ambiente escolar, com o acesso a recursos didáticos e educativos digitais, como na qualificação profissional, para que as pessoas possam estar plenamente integradas com as exigências do mercado de trabalho”, afirma.
O projeto Curitiba 5.0 também prevê ações de fomento à especialização digital para setores que ainda não estejam associados às tecnologias da informação, permitindo a geração de novos mercados e produtos. Além disso, propõe ações articuladas com setores da sociedade como universidades, iniciativa privada e terceiro setor.
“Vamos articular a união de todos os setores da sociedade – universidades, iniciativa privada, terceiro setor – para dotar Curitiba de redes digitais para o trabalho, a formação, a saúde, os negócios, o lazer, a difusão do conhecimento, o acesso à informação”, complementa.
ASCOM – Candidata Carol Arns.
Comentar