Curitiba criou bolsões de exclusão. Temos mais de 40 mil pessoas na fila da Cohab”, afirmou o candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT, Goura 12, durante a abertura da rodada de debates da Gazeta do Povo, realizada nesta terça-feira (3). Por duas horas Goura debateu com o candidato do MDB, João Arruda, as principais propostas para Curitiba.

A cidade está sofrendo um processo de periferização. Vamos criar a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo e redesenhar o modelo de habitação em Curitiba, integrado com a Região Metropolitana. Precisamos de mais investimentos em manutenção dos condomínios populares, na construção de moradias com interesse social. Existem muitos imóveis vazios que podem ser utilizados para esse fim”, afirmou Goura. Ele também destacou que o investimento da atual gestão em habitação foi de 0,1% do orçamento, índice que pode ser classificado, de acordo com o pedetista, como “absurdamente ridículo”.

Sobre esse valor destinado ao setor de habitação pelo atual prefeito, João Arruda lembrou que o 0,1% equivale à metade do que o atual prefeito gastou em propaganda.

Goura lembrou ainda que o investimento em habitação é central para enfrentar a questão que envolve a população em situação de rua. “Na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet, tivemos o primeiro condomínio social, tínhamos os guarda-volumes e tudo foi interrompido.  Não temos uma visão humanista nesta administração. E para superar essa questão temos que falar de moradia como um direito humano e social”, frisou.

Compromisso com a saúde pública

Goura reafirmou o seu compromisso com a saúde pública e reiterou que não vai admitir retrocessos como o fechamento de unidades básicas de saúde e de maternidades. A retomada dos investimentos na saúde da família, priorizando a saúde mental, as estratégias de humanização do parto e a reabertura das maternidades fechadas serão prioridades no seu governo.

Vamos agir fortemente na prevenção da saúde com iniciativas que promovam a mobilidade ativa, a prática de esportes e a saúde nas escolas. A saúde pública deve ser tratada como tema transversal em todas as áreas”, frisou.

Transparência na gestão pública

Vamos fazer com que Curitiba seja referência em transparência na gestão pública”. Esse é o compromisso de Goura em relação a todos os contratos e licitações da prefeitura. É o caso do transporte coletivo, que Goura se comprometeu em abrir as planilhas e reativar o Conselho Municipal do Transporte. A revisão dos contratos do lixo e da merenda escolar também foi citada por Goura.

Nesse sentido, o pedetista falou que é urgente a conclusão das obras iniciadas, como a Linha Verde e as obras de controle das enchentes.

Retomada da economia 

A descentralização do comércio; o investimento e estímulo na economia criativa e cultural; o direcionamento das compras locais; o incentivo ao turismo de natureza e gastronômico; a revisão tributária; apoio ao micro e pequeno empreendedor, e atenção com os trabalhadores informais para que deixem essa situação foram algumas das propostas apresentadas por Goura para retomar a economia.

Queremos que Curitiba seja uma cidade viva. Por isso precisamos incentivar a arte, a cultura, a prática de esportes em todos os 75 bairros. Precisamos incentivar o comércio local e a ocupação dos espaços públicos. Isso faz a economia girar”, acrescentou.

Mobilidade sustentável

Goura defende o conceito de ruas completas, que respeita tanto os pedestres, quanto os ciclistas e os motoristas. “Precisamos de ruas com asfalto, mas também precisamos de calçadas bem feitas, de estrutura cicloviária, de sinalização e acessibilidade, junto com ruas que garantam a segurança de todos e todas”, afirmou.

Além disso, Goura ressaltou a importância da integração entre os modais de transportes. “Precisamos de um transporte coletivo de qualidade, seguro e que sirva ao interesse coletivo e não às grandes empresas. Queremos que Curitiba seja uma referência na mobilidade ativa, com integração segura entre a bicicleta e o transporte público”, ressaltou.

Integração Região Metropolitana

Goura tem reforçado que em todas as áreas da administração de Curitiba é necessário pensar uma integração com a Região Metropolitana. “Precisamos pensar como uma metrópole que somos. Muitas pessoas moram em Curitiba e trabalham em São José dos Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, ou vice-versa. Temos que pensar o transporte, habitação, abastecimento, geração de emprego de forma integrada”, afirmou.

Educação

O candidato do PDT também falou na necessidade de investimento em educação pública e de qualidade para que Curitiba volte a ser referência na área. “Temos um déficit muito grande nas creches, precisamos avançar muito na educação de jovens e adultos e voltar a ser referência na educação básica. Para isso, além de investir na infraestrutura, precisamos investir na valorização e formação dos profissionais de educação”.

Meio ambiente

Transformar Curitiba na Capital Lixo Zero é uma das principais propostas de Goura no que se refere ao meio ambiente. O candidato explica que essa proposta tem impacto direto no tratamento dos resíduos e no cuidado com os rios. “É um absurdo gastarmos milhões de reais para enterrarmos lixo. Precisamos pensar no conceito de uma cidade ecológica que vai gerar insumos, que vai fomentar a agroecologia, que vai ter tolerância zero para com a poluição dos nossos rios, que vai ter uma política de incentivo aos catadores de materiais recicláveis, que hoje não recebem nem mesmo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, assegurou.

ASCOM – Candidato Goura. 

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui