Em seu plano de governo, a candidata à Prefeitura de Curitiba, Carol Arns (Podemos), dedica um capítulo para falar das políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. São ações para garantir a aplicação de direitos para cerca de 355 mil curitibanos que possuem algum grau de deficiência, de acordo com o IBGE (Censo 2010).
“Precisamos de soluções que vão desde adequações na infraestrutura urbana de mobilidade e serviços até condições para acesso à educação, ao mercado de trabalho, ao lazer, à cultura, ao esporte e outras condições para uma vida plena”, aponta a candidata.
Segundo Carol, a área da pessoa com deficiência será priorizada em todos os setores da prefeitura. “Mais do que criar uma secretaria especial, vamos vincular o Departamento da Pessoa com Deficiência ao gabinete da prefeita e manter em cada secretaria e equipamentos públicos da Prefeitura uma pessoa como ponto focal no atendimento da pessoa com deficiência”, explica.
Carol explica que, com isso, será possível ampliar a articulação das ações voltadas à pessoa com deficiência e envolver todas as secretarias, órgãos e prestadores de serviço da Prefeitura de Curitiba. “Também vamos instituir um programa de ouvidoria chamado ‘Nada sobre nós sem nós’, destinado a dar voz às demandas das pessoas com deficiência”, complementa.
ASCOM – Candidata Carol Arns.
Comentar