O último levantamento do Ibope sobre as eleições do Rio de Janeiro vai em sentido contrário ao do instituto Datafolha e coloca a candidata do PT, Benedita da Silva, próxima do atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).
O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) aparece na liderança com 41% dos votos válidos. Ele subiu 2 pontos com relação ao levantamento anterior.
Na sequência, aparece o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), com 16%. O bispo oscilou 2 pontos para baixo.
Logo em seguida, aparece a deputada federal Benedita da Silva (PT), pela primeira vez em terceiro no Ibope. A candidata subiu de 11% para 13% e encostou em Crivella.
Em queda, Martha Rocha (PDT) aparece na quarta posição, com 11%. Ela perdeu 6 pontos nos votos válidos. Mesmo assim, segue em empate técnico com Crivella e Benedita segundo a margem de erro de 3 pontos.
Luiz Lima (PSL) chegou a 7%. Bandeira de Mello (Rede), Renata Souza (PSOL) e Paulo Messina (MDB) aparecem com 3%. Fred Luz (Novo) marca 2%. Clarissa Garotinho (Pros), 1%. Os demais não pontuaram.
Segundo turno
No segundo turno, Paes venceria de todos os candidatos. A vantagem seria maior contra Crivella: 56% a 21%. A margem é parecida quando as adversárias são Benedita ou Martha Rocha. Contra a petista, o cenário é de 48% a 24%. Já contra a candidata do PDT, 48% a 26%.
O Ibope ouviu 1.204 eleitores, entre os dias 12 e 14 de novembro e registrada no TSE sob número RJ‐02939/2020 com a margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.
Reportagem de Lucas Rocha, da Revista Fórum.
Comentar