Em publicação feita em suas redes sociais nesta segunda-feira (21), o Instituto Butantan diz que a fase 3 de testes da CoronaVac, em que a eficácia da vacina contra a Covid-19 é avaliada em voluntários, foi “finalizada”. Na postagem, o instituto diz que os resultados serão “encaminhados para a Anvisa” (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
No entanto, o instituto não diz na postagem quando esses dados serão apresentados à agência. O aval do órgão é necessário para que as doses passem a ser administradas na população. A previsão inicial do diretor-presidente do instituto, Dimas Covas, era divulgar tais resultados no último dia 15. No entanto, o governo de São Paulo postergou a publicação para a próxima quarta-feira (23).
A CoronaVac é uma vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. Ela passou por testes com voluntários no Brasil capitaneados pelo Butantan, ligado ao governo paulista. Desde a semana retrasada, o imunizante já vem sendo produzido no país pelo instituto, mesmo sem ter aval da Anvisa.
Comentar