A Antártida ficou a poucos dias de ser o único continente do Planeta Terra a passar todo o ano de 2020 livre da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, causador da infecção covid-19. Nesta terça-feira (22), o governo do Chile comunicou a identificação de 36 casos da doença entre os oficiais da base militar que o país possui nesse continente.

Segundo o Exército chileno, entre as 36 pessoas infectadas, 26 seriam militares e 10 seriam civis – a base do Chile na Antártida também é habitada por cientistas de diferentes universidades do país.

Também foi informado que todos os contagiados estão em isolamento preventivo e sob observação de médicos e especialistas. O comunicado também assegura que “até o momento, nenhum deles apresenta qualquer tipo de complicação associada à infecção”.

A imprensa chilena afirma que o contágio na Antártida deve estar relacionado à recente visita do navio Sargento Aldea, da Marinha chilena. A embarcação esteve no território entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro, realizando tarefas de apoio logístico.

Após deixar a Antártida, no dia 16 de dezembro, o navio Sargento Aldea, atracou no porto de Talcahuano, no sul do Chile, onde reportou três casos positivos, detectados em uma tripulação de 208 pessoas.

Reportagem de Victor Farinelli, da Revista Fórum.
Imagem: Exército do Chile.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui