Enquanto as aulas para o ano letivo de 2021 não se iniciam nas escolas municipais de Curitiba, professores da rede pública de ensino podem aproveitar o período de férias para se aperfeiçoarem com o projeto Mais Teatro – curso virtual que está sendo ofertado gratuitamente através do PAIC (Programa de Apoio e Incentivo a Cultura), da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, com o apoio do EBANX.

O projeto é idealizado pelo produtor cultural Gil Rhodrigues e busca, através dos educadores, levar o teatro para dentro das escolas da capital por meio de atividades artísticas e de formação de plateia. De dentro de suas casas e obedecendo as recomendações de distanciamento social, os educadores têm a oportunidade de participar de estudos que abordam os diferentes caminhos didáticos para o ensino e apropriação do fazer teatro como instrumento pedagógico. A plataforma disponibiliza também um fórum para responder questionamentos e conhecer as práticas teatrais que cada professor já utiliza em sala de aula.

Segundo Gil Rhodrigues, o objetivo principal do Mais Teatro é trabalhar da melhor forma possível o conceito teatral nas escolas, utilizando as diferentes expressões dessa arte como complemento das atividades curriculares. “Utilizar-se dessa cultura é fundamental não só como um momento de lazer e produção de arte, mas também no desenvolvimento da criança em diferentes áreas, sejam elas físicas, sociais, emocionais e principalmente artísticas”, ressalta Rhodrigues.

Em razão da pandemia da Covid-19, o Mais Teatro que começaria em março de 2020 e seria feito de forma presencial nas escolas, foi readequado e ganhou uma versão 100% online. As gravações do projeto se iniciaram em setembro do ano passado e as aulas já estão sendo disponibilizadas semanalmente através do endereço: maisteatro2020.webnode.com.

Metodologia de ensino

O Mais Teatro é pautado em três principais eixos: teorias do teatro, práticas do teatro e metodologias de ensino de teatro, que além de contribuírem com ferramentas para sua realização, visam aprofundar o conhecimento do teatro em suas mais diversas manifestações. Para acessar o conteúdo, o professor deve realizar um breve cadastro no site oficial, podendo escolher dentro das opções: oficinas de maquiagem, figurino, expressão corporal e vocal, e cenografia.

As aulas são divididas em três momentos específicos: o primeiro vai abordar os conteúdos temáticos do teatro de forma expositiva; o segundo a sugestão de ensino e prática de jogos teatrais que vão servir para que o educador forme seu próprio banco de atividades e teatro; e o terceiro momento destinado a publicação de sugestões de vídeos e textos para apreciação e estudos dos educadores.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui