A Anvisa ampliou nesta sexta-feira (28) de cinco para 31 dias o tempo de armazenamento da vacina da Pfizer, medida que possibilita a expansão da distribuição do imunizante pelo Brasil.
Anteriormente, devido ao prazo de validade considerado curto, a Pfizer só estava sendo entregue para algumas cidades.
As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em temperatura entre 2ºC e 8ºC. Agências dos Estados Unidos e Europa também estenderam o tempo de armazenamento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária analisou dados apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina para autorizar a mudança.
“Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração”, disse a Anvisa por meio de nota.
Ampliação da vacinação
Na quarta-feira (26), o Ministério da Saúde já havia ampliado a distribuição da Pfizer, com autorização para os estados repassarem a vacina para outros municípios além das capitais.
De acordo com a farmacêutica, a nova regulamentação da Anvisa permitirá que mais cidades brasileiras tenhas condições de armazenar o imunizante, ampliando a vacinação no país.
Antes da liberação dos frascos para as salas de vacinação, as doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.
Novas doses
Na quarta-feira o Brasil recebeu o quinto lote da vacina da Pfizer, em um lote com 629.460 doses. Acordo assinado entre o laboratório e o governo prevê a entrega de 100 milhões de doses do imunizante até o final do terceiro trimestre de 2021.
A previsão é de que mais 12 milhões de doses sejam entregues ao Ministério da Saúde em junho.
Reportagem de © Sputnik.
Comentar