Para avaliar o dia a dia dos paranaenses diante da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), o Grupo Datacenso realizou uma pesquisa on-line, entre os dias 17 a 22 de junho de 2021, com 3.249 participantes residentes no Paraná. 

O estudo mostra que a maioria (65%) dos paranaenses continua preocupada em relação a transmissão do vírus entre a população. Em 2020, eram 73% dos paranaenses, seguido daqueles que dizem que estão menos preocupados (6%) e os mais preocupados do que deveriam (29%). 

É possível perceber que, de 2020 para 2021, a rotina de diversas pessoas e empresas foi afetada pela pandemia. Tanto é que na pesquisa realizada no ano passado, 60% dos entrevistados estavam saindo de casa somente quando inevitável (mercado/farmácia). Já em 2021, esta porcentagem caiu para 32%, influenciada principalmente pelas bandeiras amarela e laranja. Ainda houve aumento de 28% para 61% dos paranaenses que estão tomando os devidos cuidados, porém saindo de casa para trabalhar e para outras atividades, justificada pela chegada das vacinas. Entre aqueles que já se vacinaram, 38% receberam a primeira dose, e 11% as duas doses. Já aqueles que ainda não tomaram a dose do imunizante, 92% pretendem fazê-lo, já que a maioria acredita na eficácia das vacinas. 

Em relação ao isolamento total em casa, foi reduzido de 10% para 1% dos paranaenses que adotaram essa medida neste ano. Outro dado avaliado foi que apenas 6% dos paranaenses relataram que não tiveram mudanças durante a pandemia, em 2021. 

Segundo o CEO do Grupo Datacenso, Prof. Claudio Shimoyama, a pesquisa realizada no Paraná revela que os paranaenses estão conscientes das ameaças que o novo coronavírus pode trazer para a vida das pessoas e continuam tomando todos os cuidados preventivos. “Percebe-se que, com a chegada das vacinas, os paranaenses estão mais seguros e confiantes ao sair de casa para as compras e para o trabalho, mas mantendo os cuidados necessários conforme os protocolos sanitários”, analisa. 

Na pesquisa ainda foram avaliados os seguintes pontos: como o consumo foi alterado nesse período, como as pessoas avaliam o retorno às aulas presenciais, o que os paranaenses pensam sobre os horários alternativos do comércio “não-essencial”, o isolamento social e as medidas restritivas adotadas pelos municípios e o Estado.  Confira abaixo o relatório completo de acordo com as perguntas feitas aos entrevistados: 

Grau de preocupação com a transmissão do vírus entre a população (Estimulada única)

 

Sobre o isolamento social, o que é mais importante na opinião dos entrevistados (Estimulada única)

 

Opinião dos entrevistados sobre as medidas restritivas adotadas pelo governo estadual e municipal para diminuir a contaminação por coronavírus (Estimulada única)

 

Opinião dos entrevistados sobre o número de mortes no Brasil por causa do coronavírus, caso não houvesse isolamento social:        seria menor, igual ou maior (Estimulada única)

 

Rotina atual do entrevistado devido a pandemia (Estimulada única)

 

Percentual de entrevistados que tem medo de ser infectado pelo coronavírus (Estimulada única)

 

Opinião dos entrevistados sobre o funcionamento do comércio “não essencial” (Estimulada única)

 

Opinião dos entrevistados sobre as aulas em escolas e faculdades    (Estimulada única)

 

Percentual de entrevistados que já tomou a vacina (Espontânea única)

 

Sentimento dos entrevistados em relação a estarem vacinados  (Somente para quem já tomou a vacina) (Estimulada única)

 

Percentual de entrevistados que pretende tomar a vacina contra o coronavírus (Somente para quem ainda não tomou a vacina) (Espontânea única)

 

Percentual de entrevistados que acredita na eficácia da vacina contra o coronavírus (Espontânea única)

 

Vacinas disponíveis no Brasil que os entrevistados acreditam ser mais eficientes (Estimulada única)

 

Percentual de entrevistados que mudou seus hábitos de compra devido a pandemia (Espontânea única)

 

Utilização dos entrevistados do serviço de delivery/entrega a domicílio nesta pandemia (Estimulada única)

 

Sobre as compras pela internet, nesta pandemia (Estimulada única)

 

Percepção dos entrevistados sobre os locais que geralmente fazem suas compras, se eles tem seguido os cuidados de prevenção contra o coronavírus (álcool, distanciamento, controle de pessoas, etc.) (Espontânea única)

 

Com informações do Grupo Datacenso.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui