A Mostra Afro Cultural Curitiba, evento que celebra a cultura negra na capital, divulgou na última segunda-feira (15), os projetos selecionados para a sua programação, que será realizada durante a semana da Consciência Negra, nos dias 20, 22, 24 e 26 de novembro, no site oficial do evento.
A grade é composta exclusivamente por artistas afrodescendentes com projetos que contemplam as áreas de artes visuais, música, dança e teatro. O objetivo da mostra é criar uma vitrine para os artistas dessas áreas que atuam na cena curitibana. “A mostra contribui para a formação de novos artistas negros e negras da capital, que compõem um cenário rico na diversidade cultural com a identidade afro-brasileira, além de incentivar o mercado criativo da pesquisa dentro da área cultural”, explica Gil Rhodrigues, um dos coordenadores da mostra.
Ao todo 26 projetos foram aprovados após avaliação de uma curadoria composta por profissionais das quatro áreas em questão: Kátia Drumond (Música), Kenia Coqueiro (Artes Visuais) e Izidoro Diniz (Dança e Teatro). Todo o processo de seleção foi feito criteriosamente por meio de encontros online, que foram acompanhados também por Helen Bastos, diretora de produção da mostra. Tiveram seus projetos avaliados artistas independentes e integrantes de grupos atuantes na Grande Curitiba, que receberão um incentivo de R$ 1 mil em dinheiro por cada trabalho selecionado.
Os trabalhos ficarão disponíveis para apreciação no site da Mostra Afro Cultural Curitiba, no endereço mostrafrocwb.webnode.com, bem como de forma parcial nas redes sociais, Facebook e Instagram (mostraafroculturalcwb). A mostra é uma realização da GH Produções “com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba”.
Programação de divulgação dos projetos
20/11 – Artes Visuais
22/11 – Dança
24/11 – Teatro
26/11 – Música
ASCOM – New Multimídia.
Comentar