Nesta segunda-feira (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a imunização começa na segunda quinzena deste mês. “Na segunda quinzena elas começam a chegar e serão distribuídas como nós temos distribuído“, disse em conversa com jornalistas.
No último dia 27, o Ministério de Saúde mudou sua posição e colocou-se contra Bolsonaro, que tentava impedir que as crianças fossem vacinadas contra o coronavírus.
A pasta afirmou que agora é a favor da inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, diz o documento.
A nota ainda diz que “no dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”.
No mesmo dia, Bolsonaro afirmou que que não vai vacinar a sua filha Laura, de 11 anos. Ele disse ainda esperar que não haja “interferência” do Judiciário na vacinação de crianças contra a Covid-19.
Reportagem de Plínio Teodoro, da Revista Fórum.
Comentar