Dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que disputaram as eleições, 4 saíram das urnas vitoriosos neste domingo (2). Ana Júlia Ribeiro (PT), Denian Couto (Pode) e Flávia Francischini (União) foram eleitos deputados estaduais, conquistando três das 54 vagas em disputa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Já Carol Dartora (PT) venceu a corrida por uma das 30 cadeiras do estado na Câmara Federal, tornando-se a primeira parlamentar negra eleita pelo Paraná para o Congresso Nacional. É o melhor resultado dos vereadores da capital desde 2006.
Ana Júlia, Denian Couto e Flavia Francischini fizeram parte do grupo de onze parlamentares da CMC, exercendo mandato neste momento, que buscavam se tornar deputados estaduais neste ano. Agora eles elevam para 40 o número de vereadores da capital que foram “promovidos” para a Assembleia Legislativa do Paraná desde 1947, quando começaram a ser contadas as legislaturas da CMC. Após várias décadas elegendo quatro ou mais parlamentares para a Alep, desde 2010 os vereadores de Curitiba não emplacavam três cadeiras no Legislativo estadual.
Seis vereadores de Curitiba buscaram uma vaga no Congresso Nacional, candidatando-se à Câmara dos Deputados. Do grupo, apenas Carol Dartora venceu a corrida eleitoral e, além de se tornar a primeira deputada federal negra do Paraná, a eleição de Dartora põe fim a um “jejum” de 20 anos, nos quais o Legislativo da capital não elegeu nenhum deputado federal. Antes dela, a última foi a Dra. Clair, em 2002, também pelo PT. Ela foi a 10ª mais votada do estado para a Câmara dos Deputados, com mais de 130 mil votos.
Os vereadores eleitos para outros cargos continuarão desempenhando seus mandatos na Câmara de Curitiba até serem empossados na Alep e na Câmara Federal. Para os seus lugares no Legislativo da capital do Paraná serão chamados os suplentes dos partidos pelos quais eles foram eleitos, seguindo a ordem divulgada pela Justiça Eleitoral.
ASCOM – CMC.
Comentar