Neste sábado (29), a Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou a cerimônia de sorteio e escolha das urnas eletrônicas que passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas no segundo turno das eleições, que acontece neste domingo, 30 de outubro.
“De acordo com a legislação vigente, o TRE-PR deve promover a auditoria de 35 urnas eletrônicas, como foi feito no primeiro turno, com a presença de entidades fiscalizadoras e empresas de auditoria externa, e nenhuma irregularidade foi constatada”, declarou a juíza de Direito Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, presidente da CAVE.
A procuradora eleitoral, Dra. Eloisa Helena Machado, afirmou que este ano houve um salto na quantidade e na qualidade das auditorias realizadas, com o aumento de urnas que passam pelo procedimento e com a transmissão ao vivo dos trabalhos. “A cada ano que passa acredito que o sistema eleitoral como um todo se reafirma”, declarou.
Na abertura, o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, reforçou que a Justiça Eleitoral não tem nada a esconder e sempre realizou os trabalhos com excelência. “Estamos demonstrando para o Estado do Paraná e para o Brasil que o voto do eleitor vai exatamente para quem ele escolher para nos representar”, disse.
Presenças
A mesa de autoridades do evento foi composta pelo presidente Coimbra de Moura; Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi; Dra. Eloisa Helena Machado; diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach; e secretário da Presidência do TRE-PR, doutor Josmar Ambrus.
O evento aconteceu no auditório do edifício-sede da Justiça Eleitoral e foi acompanhado pelas entidades fiscalizadoras, observadores nacionais e estrangeiros, representantes de partidos, imprensa e pessoas interessadas. A íntegra pode ser assistida no YouTube.
A cerimônia é realizada em cumprimento às Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.673/2021 e n°23.710/2022.
Cédulas
As cédulas de papel que serão utilizadas no Teste de Integridade foram preenchidas pelo corpo de cadetes da Polícia Militar do Paraná, estudantes universitários da UniDomBosco e do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), indicados pelo Núcleo de Estudos em Direito Eleitoral (NEDEL).
Auditorias
As auditorias acontecem neste domingo, 30 de outubro, das 8h às 17h: 27 urnas terão a captação e contagem de votos verificados no Teste de Integridade e oito passarão pelo Teste de Autenticidade do Sistema, no próprio local de votação, para verificar se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Teste de Integridade com 25 urnas eletrônicas acontecerá no edifício-sede do TRE-PR, realizado por servidoras e servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público. Outras duas urnas eletrônicas passarão pelo mesmo teste na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), dentro do Projeto-Piloto com Biometria.
Transporte
Ainda neste sábado, as urnas sorteadas e escolhidas para o Teste de Integridade serão retiradas das seções eleitorais, onde já se encontram prontas para a eleição, e substituídas por outras com as mesmas informações. A votação nestes locais acontecerá normalmente em uma urna de contingência.
Equipes do TRE-PR estão a postos em cidades polo do estado para recolher por via terrestre os equipamentos que serão auditados. Conforme a necessidade, será usado deslocamento aéreo. Duas aeronaves da Receita Federal e uma da Polícia Rodoviária Federal foram disponibilizadas à Justiça Eleitoral.
Ao chegarem a Curitiba, as urnas ficam sob a guarda da Polícia Federal no edifício-sede do TRE-PR até o início do Teste de Integridade, no domingo, às 8h. O ambiente será totalmente filmado e transmitido pelo Canal do TRE-PR no YouTube.
Urnas que serão auditadas
As entidades fiscalizadoras fizeram a indicação de cinco urnas. As demais foram definidas por sorteio. Confira a relação completa:
Seções auditadas na PUCPR
- Seção 711 (177ª Zona Eleitoral – Curitiba)
- Seção 707 (177ª Zona Eleitoral – Curitiba)
A pedido da chefe de cartório da 177ª Zona Eleitoral, Alexandra De Lima Bossardi, as entidades fiscalizadoras foram convidadas a acompanhar, no Fórum Eleitoral de Curitiba, a geração de nova carga em urna de contingência, bem como a retirada da urna oficial na PUCPR e a sua respectiva substituição.
Seções sorteadas e escolhidas para o Teste de Integridade
- Seção 377 (143ª Zona Eleitoral – Cascavel)
- Seção 306 (66ª Zona Eleitoral – Maringá)
- Seção 359 (178ª Zona Eleitoral – Curitiba)
- Seção 300 (199ª Zona Eleitoral – São José dos Pinhais)
- Seção 035 (38 Zona Eleitoral – Boa Ventura de São Roque)
- Seção 119 (92ª Zona Eleitoral – Goioerê)
- Seção 98 (13ª Zona Eleitoral – Palmeira)
- Seção 139 (141ª Zona Eleitoral – Roncador)
- Seção 42 (32ª Zona Eleitoral – Palmas)
- Seção 114 (182ª Zona Eleitoral – Balsa Nova)
- Seção 130 (43ª Zona Eleitoral – Guarapuava)
- Seção 377 (89ª Zona Eleitoral – Umuarama)
- Seção 73 (11ª Zona Eleitoral – Rio Negro)
- Seção 20 (173ª Zona Eleitoral – Terra Boa)
- Seção 418 (155ª Zona Eleitoral – Piraquara)
- Seção 90 (130ª Zona Eleitoral – Santa Izabel do Oeste)
- Seção 107 (151ª Zona Eleitoral – São João)
- Seção 61 (142ª Zona Eleitoral – Douradina)
- Seção 28 (82ª Zona Eleitoral – Ribeirão do Pinhal)
- Seção 18 (91ª Zona Eleitoral – Jardim Olinda)
- Seção 353 (42ª Zona Eleitoral – Londrina)
- Seção 101 (144ª Zona Eleitoral – Fazenda Rio Grande)
- Seção 004 (54ª Zona Eleitoral – Sengés)
- Seção 007 (192ª Zona Eleitoral – Maringá)
- Seção 182 (183ª Zona Eleitoral – Farol)
Seções sorteadas e escolhidas para o teste de autenticidade dos sistemas
- Seção 263 (174ª Zona Eleitoral – Curitiba)
- Seção 31 (86ª Zona Eleitoral – Cruzeiro do Oeste)
- Seção 032 (117ª Zona Eleitoral – Alto Paraíso)
- Seção 048 (71ª Zona Eleitoral – Nova Esperança)
- Seção 164 (98ª Zona Eleitoral – Ubiratã)
- Seção 088 (058ª Zona Eleitoral – Bandeirantes)
- Seção 173 (107ª Zona Eleitoral – Planalto)
- Seção 017 (113ª Zona Eleitoral – Assis Chateaubriand)
ASCOM – TRE-PR.
Comentar