Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (29), o deputado Professor Lemos, líder do Bloco PT/PDT na Assembleia Legislativa, disse que o governo Ratinho Jr (PSD) precisa alterar o edital publicado no Diário Oficial para a realização de concurso público da rede estadual de educação do Paraná. De acordo com o parlamentar o número de vagas ofertadas, 1.256, não atende à demanda da rede que hoje possui mais de 20 mil profissionais contratados através do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

“Quero dizer aqui que o concurso é necessário e é muito bem-vindo, porém, o edital precisa ser alterado. O número de vagas ofertadas é muito pequeno, é insuficiente para atender à demanda da rede. O governo precisa ampliar este número. Nós temos mais de 20 mil colegas professores com contrato temporário, assim como temos milhares de professores que possuem apenas um cargo e tem aula extraordinária”, argumentou o deputado.

“Então por que não fazer concurso para todas as vagas existentes, dando condições a todos os professores que estão trabalhando com contrato temporário para que possam ingressar e evoluir na carreira após os três anos do estágio probatório?”, questionou.

Lemos solicitou também que o governo corrija o valor do salário inicial proposto para os professores. De acordo com o deputado, o valor estabelecido no edital é inferior ao piso nacional.

“Outra reivindicação que trago aqui diz respeito ao valor do piso inicial. O edital traz um valor inferior ao piso nacional e ao piso regional para 40 horas. Este é mais um ponto que precisa ser corrigido. O governo precisa inscrever nele o piso que consta na Lei Federal. Tempo para isso há pois as inscrições começam no dia 2 de abril e terminam no dia 9 de maio”, finalizou.

ASCOM – PT na ALEP.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui