Cerca de 34 milhões de declarações do imposto de renda foram enviadas ao Leão, o que corresponde a 85% da expectativa inicial da Receita Federal. Porém, ainda faltam 6 milhões de pessoas.
Para agilizar o preenchimento com as informações do IR, a Receita sugere algumas dicas. Antes de tudo, o contribuinte precisa escolher uma das formas de fazer a declaração.
É possível baixar o programa pra preencher a declaração e depois enviar pro Leão ou preencher diretamente online. Essas duas opções estão disponíveis na página oficial da Receita Federal que é gov.br/receitafederal. Ou ainda é possível baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda para fazer tudo pelo celular.
Logo no início da declaração, existe a opção de importar os dados cadastrais e de bens fornecidos à Receita na declaração do ano passado.
Mas, atenção! Quando esses dados são importados, eles não vêm atualizados pra declaração deste ano. Então, é preciso revisar as informações.
A Receita também liberou a declaração pré-preenchida, com informações já declaradas por outras pessoas e empresas à Receita Federal, como fontes pagadoras, imobiliárias, clínicas e hospitais, escolas e cartórios.
Mas para este caso, de uso do formulário pré-preenchido, é necessário ter conta no portal GOV.BR com nível de segurança prata ou ouro.
A Receita ainda faz uma recomendação: É melhor entregar no prazo correto, mesmo que a declaração ainda tenha informações imprecisas ou incompletas, pra depois fazer os ajustes na chamada declaração retificadora, no prazo definido pela Receita Federal.
Documentos entregues depois do prazo final, dia 31 de maio, serão cobradas multas por atraso.
Outras dicas sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023, você encontra no gov.br/receitafederal, na área Imposto de Renda, link Perguntão.
Agência Brasil.
Foto: Joédson Alves.
Comentar