Cidade mais populosa do Brasil, São Paulo tem 11,45 milhões de habitantes, segundo dados do Censo 2022, recém-divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é quase o dobro do de moradores da cidade do Rio de Janeiro – segundo maior município do país em população – e engloba 5,6% da população brasileira.
Fazer a gestão de uma cidade como São Paulo não é tarefa simples. Para isso, as ferramentas de inovação e os projetos de cidades inteligentes precisam estar sempre um passo à frente. É o caso da ferramenta implementada pela Magna Sistemas, empresa responsável pela gestão digital unificada de zeladoria urbana da capital paulista nos últimos quatro anos.
“Nossos serviços incluem reforma de praças e jardins, arborização urbana (poda de árvores), gestão de asfalto e de buracos nas ruas, controle do volume de riachos, limpeza de galerias, rios e córregos, tudo conectado à Central 156. É um projeto implementado nas subprefeituras, vinculado à Secretaria Municipal de Subprefeituras de São Paulo”, explica Antonio Carlos, executivo de contas da Magna.
Mesmo sem abranger ainda toda a cidade, a plataforma já é um case de sucesso. “O sistema também faz um reporte ao cidadão que abre o chamado no 156, atendendo as demandas da prefeitura. A plataforma emprega tecnologias Google e IBM, com know-how de configuração adquirida pela Magna nos seus 27 anos de vida. Essa solução permite dados centralizados, monitorados e gerenciados em um único painel”.
Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, as ações resultam na redução do tempo de resposta a pedidos enviados pelos cidadãos: o serviço de tapa-buraco caiu de 121 para 10 dias (no segundo semestre de 2022, chegou a sete dias). Já o tempo de atendimento para poda de árvores caiu de 507 dias, em 2017, para 55 em 2022, uma redução de 89,1% na demora.
“Projetos de inovação como esse permitem zelar pelo bem das cidades. Conseguem dar protagonismo ao cidadão de forma ativa e colaborativa, melhorando o relacionamento com os gestores públicos e otimizando a própria administração municipal”, reforça Eduardo Marques, sócio-diretor do iCities, hub de inovação que realiza o segundo maior evento mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba.
Hiperautomação na Administração Pública
Na última semana, 25 representantes de oito municipalidades paranaenses incluindo os prefeitos de Pinhais, Morretes, Rio Negro e Pontal do Paraná, estiveram reunidos em Curitiba para um debate sobre transformação digital, em evento promovido pelo iCities em parceria com a Magna Sistemas e o Google Cloud.
Além de um jantar de networking, houve apresentações da Magna, com cases de zeladoria pública em São Paulo, e do iCities, que organiza desde 2018 o Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento de cidades inteligentes no mundo.
Sobre o iCities
O iCities – The Smart Cities Hub é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada de forma pioneira em 2011, a empresa fomenta o ecossistema de smart cities pelo Brasil, conectando profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais. Também atua na capacitação de profissionais e gestores na área de cidades inteligentes. Além disso, o iCities é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil e organiza o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de soluções inteligentes para cidades.
Sobre a Magna Sistemas
É uma empresa de serviços que oferece soluções inovadoras baseadas em diferentes tecnologias para apoiar seus clientes na resolução de desafios de negócios e no retorno do investimento. Com 27 anos de mercado, conta com um time versátil e comprometido, composto por mais de 1.000 colaboradores altamente qualificados e certificados nas principais tecnologias e ferramentas de mercado. Sediada em São Paulo com apoio de filiais em Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), a companhia atende empresas de todo país dos setores público e privado que atuam nos mais diversos segmentos.
Via assessoria.
Comentar