A ONG Fly Educação e Cultura está com inscrições abertas até o dia 5 de agosto para o curso “Mulheres Pretas in Tech”. A parceria é com o Instituto SYN, o Instituto Gueto e a plataforma de ensino Alura.
O curso, ao propósito, tem como objetivo proporcionar oportunidades de desenvolvimento e inserção no mercado de tecnologia para mulheres pretas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.
Além disso o programa oferece um total de 230 bolsas e consiste em um curso de longo prazo, além de oficinas de curto prazo. Ele visa capacitar as participantes, gerar empoderamento, fornecer noções do mercado de trabalho e auxiliar no processo de transição de carreira, além de promover o desenvolvimento profissional em programação iniciante e conectar mulheres em uma área que historicamente possui um distanciamento e falta de oportunidades para mulheres pretas.
Desenvolvimento web para mulheres pretas
A princípio com 30 bolsas disponíveis, o curso de longo prazo tem duração de 5 meses. Além do ensino das tecnologias, o programa enfatiza o acompanhamento individual e estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e profissionais.
As aulas serão realizadas de forma online, com encontros semanais e projetos práticos, permitindo que as participantes construam os próprios portfólios durante o programa. A saber: o curso também oferece mentorias com mulheres que já atuam na área de tecnologia. Para se inscrever no processo seletivo, no0 entanto, é necessário ter disponibilidade para dedicar 3 horas diárias de estudo durante os 5 meses de curso.
“Contribuir para gerar oportunidades de emprego e renda é um dos nossos principais pilares no Instituto SYN” ressalta Grasiela Caldeira da Silva, analista de responsabilidade social do ISYN.
“Em nossa atuação, mapeamos o entorno dos shoppings administrados pela nossa mantedora e detectamos que os desafios de empregabilidade e empreendedorismo em tecnologia são ainda maiores quando se observa o recorte racial”, explica Grasiela Caldeira da Silva.
Nesse sentido, a parceria do Instituto SYN com a FLY para a realização de um curso específico para mulheres pretas contribui para as metas das duas instituições. “Esperamos que juntos possamos contribuir para aumentar as oportunidades para este público, em especial para as comunidades onde há maior vulnerabilidade social”, completa Grasiela.
Oficinas socioemocionais e empregabilidade
Além do curso de longo prazo, a Fly também oferecerá oficinas de curto prazo, com 200 bolsas disponíveis, a serem ministradas presencialmente dentro de escolas. As oficinas abordarão temas socioemocionais, igualdade de gênero, letramento racial e diversas dicas como táticas para ter sucesso em uma entrevista de emprego, como elaborar um currículo, entre outras. Essa iniciativa busca ampliar o alcance, a empregabilidade de mulheres pretas e disseminar conhecimentos importantes para a sociedade.
“Acredito que as estruturas sociais nas quais vivemos precisam mudar. E, esse curso é o grão de areia daFly para um mundo mais igual. Não faz sentido para mim que em um país de mais de 50% de pessoas pretas a representatividade nas empresas seja tão baixa. Então, esse curso foi criado para contribuir na causa e, juntos, fazer a diferença que queremos ver na nossa Latino América”, declara Alejandra Yacovodonato, Fundadora da Fly Educação e Cultura.
As inscrições para o curso “Mulheres Pretas in Tech” podem ser realizadas por meio do site www.flyeducacao.org. As vagas são limitadas, portanto, interessadas devem se inscrever o quanto antes.
Sobre a FLY Educação e Cultura
A Fly Educação e Cultura é uma ONG comprometida com a promoção da educação, cultura e inclusão social. Busca criar oportunidades e disseminar conhecimento para capacitar e empoderar indivíduos, especialmente aqueles que historicamente enfrentam desigualdades e barreiras. Através de parcerias estratégicas e iniciativas inovadoras, a Fly contribui para um futuro mais igualitário e acessível para todos.
Sobre a Alura
A Alura acredita que para entregar resultados no trabalho tech, tornou-se necessário se aprofundar nas diversas vertentes da tecnologia. Por isso, se constituiu como uma plataforma de ensino que oferece um ambiente completo para você estudar e se desenvolver na área tech.
Sobre o INSTITUTO SYN
O Instituto SYN é o braço social da empresa Syn Prop Tech. A Syn é uma das líderes no segmento de propriedades comerciais desde 2007 e possui atuação nas cidades de São Paulo, Santo André, Rio de Janeiro e Goiânia. O Instituto atua como um vetor de desenvolvimento socioeconômico, articulando e apoiando iniciativas relevantes em geração de renda, empregabilidade, empreendedorismo, voluntariado e relacionamento e cultura nas comunidades onde a empresa matriz atua.
Sobre o INSTITUTO GUETTO
O Instituto Guetto é um Think Tank que tem por finalidade colaborar com pesquisas e projetos para superação do racismo através dos pilares da Educação, Tecnologia e Empreendedorismo numa ótica onde a melhor forma de prever o futuro é criando-o.
Via assessoria.
Comentar