Democratizar a cultura e ampliar o acesso à educação, por meio de incentivo à alfabetização e aulas de reforço escolar. Esses são os objetivos da parceria firmada entre o Instituto SYN e a Organização da Sociedade Civil Nóiz.
No total, serão 6 projetos realizados pela Nóiz com o apoio financeiro e acompanhamento do Instituto SYN e do Shopping Metropolitano Barra durante todo o segundo semestre de 2023. A parceria visa beneficiar de forma direta mais de uma centena de crianças e jovens. As inscrições já estão abertas e são destinadas a população moradora da Cidade de Deus.
A organização Nóiz começou atendendo às necessidades emergenciais da população em situação de vulnerabilidade social localizada na Cidade de Deus. Com o dia a dia na atuação, a equipe organizadora entendeu que apenas doações não fariam a diferença. Era indispensável estar presente e construir um futuro mais próspero junto com a comunidade, entendendo as particularidades locais e ampliando o acesso à educação e à cultura.
“O nosso trabalho maior aqui é de referência. Através da educação, cultura e esporte. Tanto para crianças quanto para os adultos que frequentam, o grande objetivo é proporcionar um ambiente agradável para aprendizado”, afirma André Melo, presidente da OSC Nóiz.
Já o ISYN é o braço social da SYN Prop Tech, administradora do Shopping Metropolitano Barra, localizado próximo à Cidade de Deus. Com investimentos em São Paulo, Santo André, Rio de Janeiro e Goiânia, o Instituto vivencia na prática os desafios de ampliar os resultados de seus investimentos sociais. A cada ano, experiências com dezenas de organizações parceiras vão promovendo cada vez melhores práticas e refinando os índices de mensuração de resultados sociais.
Colaboradora da SYN, Stephany Muzi já atuava como voluntária na ONG Nóiz. Ao se tornar embaixadora do ISYN, Stephany passou a ser a responsável por propagar as ações do Instituto no Shopping Metropolitano Barra, e notou a forte sinergia de propósito da ONG com a do Instituto. Trata-se de uma sólida parceria entre a Nóiz, que conhece a realidade local e as necessidades individuais da comunidade, com o Instituto SYN, que realiza o aporte financeiro e mensura os resultados das ações.
“Cheguei no Nóiz através do post de um amigo, era uma foto da biblioteca e eu queria doar livros. Ele me convidou para ir até lá conhecer e entregá-los. A biblioteca foi o primeiro ambiente que me encantou, depois fui me apaixonando por cada cantinho, crianças e ações. A sede do Nóiz é como um universo à parte dentro da comunidade. É sem dúvidas um diferencial para o futuro de quem passa por lá, adultos e crianças, sejam assistidos ou voluntários”, lembra Stephany.
Investimento em cultura e educação
“A cultura tem um papel imprescindível de formação de repertório e de desenvolver novas habilidades, estimular o pensamento criativo e inovador e aumentar a interação social. Entendemos que enquanto Instituto contribuímos para melhorar a qualidade de vida da comunidade no entorno do Shopping Metropolitano Barra ao investir em educação e cultura”, explica Alexandre Nunes, analista de responsabilidade social do Instituto SYN.
“Entendemos que um negócio próspero tem o dever de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do local onde está localizado. Por isso, na SYN destinamos parte do lucro da companhia para projetos de educação e cultura para as comunidades no entorno dos nossos empreendimentos, como é o caso deste na Cidade de Deus”, complementa Grasiela Marques, analista de responsabilidade social do Instituto SYN.
Ao longo de todo o semestre, serão três projetos com ênfase em educação e três culturais. São eles:
Soletrar – Alfabetização para Todos: programa destinado a crianças de 6 a 12 anos, realizado três vezes por semana no contraturno escolar, com o objetivo de diminuir o número de crianças em estágio de analfabetismo.
Começar: extensão do projeto acima, é destinado a contribuir para a alfabetização de adultos. O intuito é dar um novo começo àqueles que não tiveram a chance da alfabetização na infância, promovendo maior liberdade e dignidade.
Plantão Tira Dúvidas: destinado a estudantes do 1° ao 5° ano, trata-se de um reforço escolar para as matérias nas quais as crianças sinalizem que possuem dúvidas.
De Tecla em Tecla: inicialização em música para crianças, o projeto promove o desenvolvimento integral das crianças, com abordagem para aspectos motores, cognitivos e emocionais, além de ampliar o repertório musical dos participantes. Para isso, utiliza o teclado como ferramenta.
Grupo de Teatro: a sétima arte não é apenas uma forma de expressão, mas também de exercitar um maior controle das emoções. Este projeto tem como objetivo auxiliar os adolescentes na conquista de suas evoluções sociais, familiares e culturais, promovendo uma melhora da comunicação interpessoal e intrapessoal. Envolve jogos de improvisação, exercícios de interação e integração.
Dança Contemporânea: a criatividade, a comunicação interpessoal e a ampliação da consciência corporal são alguns dos pontos centrais exercitados nesse projeto de dança contemporânea. Nele estão presentes desde situações cotidianas até temas polêmicos, servindo de base para a construção de uma coreografia exclusiva.
Além disso, no Shopping Metropolitano Barra estará presente em local de grande circulação o Caixote do Saber. A iniciativa visa estimular a leitura. Basta doar um livro no caixote para contribuir. Além disso, o caixote conta um pouco mais sobre a ONG Nóiz Projeto Social para o público que transita no dia a dia no shopping.
Informações e inscrições: noizprojetosocial.org.
Sobre o Instituto SYN
O Instituto SYN (ISYN) é o braço social da SYN Prop & Tech e, por meio de parcerias estratégicas, promove projetos e ações de Empregabilidade, Empreendedorismo, Relacionamento & Cultura, e Voluntariado. Tais iniciativas são direcionadas às comunidades dos entornos dos shoppings centers administrados pela SYN, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Empreendendo ações que possam gerar renda, aprendizagem e capacitação profissional, o ISYN busca colaborar para a mobilidade social e, assim, ajudar a ampliar os níveis de inclusão no Brasil.
Sobre a NÓIZ
A inspiração vem de uma música do Emicida, um artista que tem como marca a retratação de uma realidade pouco conhecida: as ruas e as comunidades. A letra da música NÓIZ identifica um grupo cheio de objetivos e propósitos. “…é nóiz, que corre a caminho do bem, nóiz que disse é nóiz quando não virava um vintém…”- Emicida.
O projeto nasceu no território mais miserável da Cidade de Deus, o Brejo. Em meio à ausência de água, luz e barracos, 4 amigos se uniram e entenderam que era preciso acreditar na evolução e na emancipação daquelas pessoas, através da cultura, educação, esporte e capacitação. Não foi criado para ser um projeto voltado para doação, onde enxergam o assistencialismo como algo emergencial. Acolher, Educar e Emancipar são os 3 pilares que permeiam o conceito do trabalho.
Via assessoria.
Comentar