No segundo dia de disputas nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, o Brasil subiu no pódio dez vezes, com um ouro, seis pratas e três bronzes. O destaque foi para a natação, garantindo que o hino nacional não ficasse um dia sem tocar na competição, no Chile.
Agora o Brasil soma 23 medalhas no total em Santiago, sendo 5 ouros, 9 pratas e 9 bronzes. Com isso, está no quarto lugar do quadro geral de medalhas, atrás de Estados Unidos (20/11/ 15), México (10/5/3) e Canadá (9/6/6). A Colômbia (3/5/6) fecha o top 5.
Somando os dois dias de disputa, 35 atletas subiram no pódio em Santiago pelo Brasil. Desses, 30 são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou seja, 85,71% dos medalhistas.
A natação brasileira voltou a brilhar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Se no sábado (21/10) foram seis medalhas – com 2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes -, neste domingo (22/10) os nadadores brasileiros somaram cinco pódios. O ouro veio com o revezamento misto 4 x 100m livre. Guilherme Santos, Marcelo Chierighini, Ana Vieira e Stephanie Balduccini formaram a equipe que fez história para o Brasil. Pela primeira vez, o país conquistou um ouro nessa prova no Pan.
Antes, os nadadores brasileiros já tinham somado quatro medalhas: duas pratas e dois bronzes. Primeiro, Maria Fernanda Costa voltou a medalhas e conquistou uma prata nos 200m livre feminino. No masculino, foi a fez de Murilo Sartori levar o bronze. Vinicius Lanza garantiu outra prata nos 100m borboleta. E Alexia Tavares ganhou o bronze nos 200m costas.
Todos os nadadores brasileiros que subiram no pódio do Pan neste domingo são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Agora, o Brasil soma 11 medalhas na natação no Pan de Santiago e nesta segunda (23/10) tem mais.
Outra modalidade que deu ótima contribuição para o Brasil no quadro de medalhas foi o skate. Estreante em Jogos Pan-Americanos, a modalidade viu o Brasil somar cinco medalhas em quatro provas.
Neste domingo (22/10), foi a vez de Raicca Ventura e Augusto Akio representarem o país na categoria Park. Bolsistas do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal na categoria Pódio, os dois garantiram duas medalhas de prata. No sábado (21), Rayssa Leal e Lucas Rabelo ficaram com o ouro no street. E ainda teve dobradinha no feminino, com Pâmela Rosa levando a prata.
Além das medalhas no skate e das cinco conquistadas na natação, o segundo dia de disputas em Santiago teve mais três pódios com brasileiros. Na ginástica artística, a equipe feminina do Brasil ficou em segundo lugar. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Carolyne Pedro somaram 161,564 e garantiram a prata, atrás apenas dos EUA.
No taekwondo, Maria Clara Pacheco chegou à final da categoria até 57kg, mas perdeu para a canadense Skylar Park e ficou com a medalha de prata. No masculino, Lucas Ostapiv venceu o nicaraguense David Chamorro na disputa pelo bronze.
Outras modalidades
No vôlei feminino, o Brasil está com 100% de aproveitamento, sem perder sequer um set. Neste domingo (22), a vítima foi a Argentina: 3 sets a 0, parciais de 25-13, 25-20 e 25-18. O Brasil agora soma duas vitórias em dois jogos e volta a entrar em quadra nesta segunda (23/10), Às 10h30, diante de Porto Rico.
No vôlei de praia, mais duas vitórias tranquilas para o Brasil. André e George venceram os colombianos Murray e Noriega por 2 sets a 0. Nesta segunda, os brasileiros enfrentam os cubanos Alayo e Diaz a partir das 18h30. Já no feminino, Ana Patrícia e Duda venceram as colombianas Rios e Guzman também por 2 sets a 0 e enfrentam as porto-riquenhas Gonzales e Navas nesta segunda (23/10), às 16h30.
No boxe, três vitórias e uma derrota em quatro lutas. Destaque para a campeã mundial Bia Ferreira, que venceu a mexicana Esmeralda Reyes por decisão unânime. Tatiana Chagas e Yuri Reis também venceram e avançam na competição. Já Wanderson Oliveira foi derrotado pelo equatoriano José Tenorio e se despediu do Pan.
No basquete 3×3, o Brasil deu adeus à briga por medalhas. No masculino, a seleção perdeu para Trinidad e Tobago por 20 x 19 nas quartas de final. Já a seleção feminina perdeu para o Chile, também nas quartas de final, por 18 x 14.
A seleção de beisebol voltou a vencer, dessa vez contra a Colômbia. O Brasil chegou a estar atrás no placar, mas acabou virando a partida e fechando em 8 x 7. Como já tinha vencido a Venezuela na estreia, o Brasil tem boas chances de avançar para o quadrangular final. O próximo jogo é contra Cuba, amanhã (24/10), às 9h30.
Agência GOV.
Comentar