Os índices de violência no Brasil recuaram nos 10 primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em destaque, estão as reduções dos indicadores de homicídio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, roubo de cargas e de veículos, entre outros. Os dados completos estão disponíveis para consulta , a partir desta quarta-feira (27), no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e serão atualizados mensalmente.

Foram ampliados de nove para 28 os indicadores criminais, incluindo, ainda, números referentes a suicídio, desaparecimento e apreensão de armas e drogas. As informações são fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal. O MJSP recebe e valida os dados eletronicamente junto aos membros da federação.

“Ao analisar os dados que agora estão disponíveis a todos os cidadãos, é possível ver que há um movimento de retomada do combate efetivo à criminalidade. Tivemos atraso nos últimos quatro anos, com uma política armamentista, irresponsável, e que não compactuamos. Em nossa visão, o Estado é quem tem que combater o crime, e estamos fazendo isso, atuando contra organizações criminosas, estruturando o Sistema Único de Segurança Pública, garantindo a segurança na Amazônia e nas fronteiras, entre outras ações”, relata o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Sinesp VDE

O Sinesp Validador de Dados Estatísticos (Sinesp VDE) é uma plataforma usada pelos 26 estados e pelo Distrito Federal para encaminhar dados de segurança pública de forma mais eficiente e célere. Os dados enviados através do Sinesp VDE são usados como meio e instrumento para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

A partir de agora, os dados nacionais oficiais estarão disponíveis a cada 30 dias. Outra novidade é que os indicadores serão apresentados com base no número de vítimas e não apenas de ocorrências, o que possibilita dados mais minuciosos.

Mapa da Segurança Pública

No site do MJSP, também está disponível o Mapa da Segurança Pública, relatório do Sinesp que tem o objetivo de oferecer subsídios para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e do Susp.

Trata-se de um recurso que disponibiliza informações organizadas e dados atualizados sobre a segurança em todo o país. Com duas edições: uma semestral e outra anual, o mapa oferece uma visão contínua e detalhada do panorama nacional. Ao proporcionar uma variedade de análises planejadas dos dados, esse mapa se torna uma ferramenta estratégica, direcionando ações e decisões, de forma assertiva para a segurança pública no país.

Agência GOV.

Foto: Marcello Casal Jr.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui