Já pensou experimentar a culinária típica e conhecer um pouco da cultura de outros países sem sair de Curitiba? Pois esta é a proposta do projeto social Cozinha Sem Fronteiras, que nasceu em 2022 com a intenção de espalhar histórias, comidas, temperos, emoção e acolhimento. A sétima edição do projeto, que completa dois anos neste mês de abril, acontece nos dias 13 e 14 (sábado e domingo) e apresentará um prato típico da comida caseira indiana, o Dal Chawal.
As idealizadoras do Cozinha Sem Fronteiras, Juliane Krainski, Renata Vidal e Roberta Cibin, explicam que cada edição é protagonizada por uma mulher refugiada ou migrante, que tem a oportunidade de cozinhar e apresentar pratos típicos de seu país. “Além de trazer cultura, é uma forma de acolher quem já passou por vários percalços na vida”, ressaltam.
Nesta edição, que será realizada no Negrita Bar, duas amigas, Sudja e Pallavi, vão mostrar que nem toda comida indiana é com cúrcuma e nem tudo é curry. O prato escolhido é o Dal Chawal (traduzido literalmente como lentilhas e arroz). A lentilha é feita no estilo Dal Tadka (lentilhas rosa e amarela, temperos frescos e ervas), o arroz é um Jeera Rice (semente de cominho e cebola). O prato também acompanha Raita (um molho de iogurte, pepino, tomate e hortelã).
Como acompanhamento, são duas as opções: vegetariana, Aloo aur shimla mirch ke katliyan (batata com pimentões verdes e especiarias), e carne, Chicken pepper fry (sobrecoxa de frango cozida com cebola, tomate e temperos aromáticos).
As cozinheiras indianas também oferecem a entrada, que é o Veg Cutlet, um bolinho empanado de vegetais com beterraba, cenoura, cebola, ervas frescas e especiarias.
Vale destacar que o Cozinha Sem Fronteiras é um projeto social que reverte 40% do valor arrecadado para as cozinheiras.
Alimentar é um ato político
Saber o que comemos e quem prepara nossa comida é uma forma de conexão com a história e com a cultura de quem está envolvido no processo de alimentar. Por isso o Cozinha Sem Fronteiras faz questão de trazer um pouco da vivência das protagonistas de cada edição.
Sudja e Pallavi são amigas há pouco mais de 2 anos, quando Pallavi chegou ao Brasil junto com sua família, marido e dois filhos. Sudja já está no Brasil há 28 anos, quando saiu de seu país, recém-casada e aqui aumentou a família com mais dois filhos.
A amizade das duas cresceu a ponto de estarem sempre cozinhando juntas. “Estamos adorando fazer parte do projeto Cozinha Sem Fronteiras, é uma ótima oportunidade de apresentar alguns pratos comuns na Índia”, diz Sudja. Ela faz questão de lembrar que a comida caseira indiana é bem diferente dos pratos indianos vendidos em muitos restaurantes pelo mundo.
Edições anteriores
Desde 2022, o Cozinha Sem Fronteiras já apresentou pratos tradicionais e contou histórias de seis países. Afeganistão, Benin, Venezuela, Haiti, República do Congo e Angola.
Toda essa partilha só foi possível com a parceria de grandes mulheres: Dali, Jacque, Cristina, Lynda Michel, Gloire, Nory e Mônica.
Cada uma delas traz consigo vivências e histórias que enriquecem a experiência oferecida pelo Cozinha Sem Fronteiras e que podem ser conhecidas acessando a página do projeto no instagram: @cozinhasemfronteiras_curitiba. Lá você também pode ter todas as informações a respeito da 7ª edição do projeto.
Para não esquecer:
Evento: 7ª edição do Cozinha Sem Fronteiras
Quando: 13 e 14 de abril
Onde: Negrita Bar (Rua Brigadeiro Franco, 1193)
Reservas e informações: @cozinhasemfronteiras_curitiba ou pelo WhatsApp – 41 988379807
Via assessoria.
Comentar