Gestores municipais da cidade de Ponta Grossa vislumbraram uma boa oportunidade e aderiram ao Programa Cidade Inteligente. Para Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa e coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da prefeitura do município, a iniciativia vai ao encontro dos temas trabalhados na cidade.
“Os setores trabalhados no Programa convergem com a política de desenvolvimento municipal, quando falamos do apoio a micro e pequena empresa, que correspondem a 96% dos negócios ativos no município”, salienta.
Segundo a gestora, a expectativa é de que a participação no Programa reflita na melhoria dos indicadores do município.
“Que possamos trabalhar com produtos que têm indicadores alcançáveis, principalmente de curto prazo. Esperamos que a população possa enxergar melhorias e a construção de uma cidade inteligente baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS], da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico [OCDE], quando você coloca o cidadão no centro da gestão”, conclui.
Fortalecimentos das políticas públicas
Londrina, um dos municípios que também aderiu ao Programa Cidade Inteligente, encontrou na iniciativa uma oportunidade de fortalecer suas políticas públicas em prol da população.
“O município de Londrina vive um momento muito significativo, com ações estratégicas e projetos inovadores acontecendo nas diversas áreas da cidade, por esforço conjunto das entidades públicas e privadas. A oportunidade vem ao encontro dos objetivos do município para que as políticas públicas de inovação sejam perenes e fortalecidas”, explica o secretário de Governo João Luiz Esteves.
“Nossas expectativas são altas, tanto na oportunidade de trocar experiências e aprender com as cidades participantes, bem como de alavancar nossos resultados na implementação de melhorias no ambiente de negócios para que as empresas de Londrina se fortaleçam, que gerem mais empregos, e, consequentemente, mais desenvolvimento para a cidade de Londrina. O impacto positivo na população é oferecer uma cidade conectada, que promove a inovação e o desenvolvimento, para que todos tenham melhor qualidade de vida”, antecipa o secretário.
Sebrae/PR no Smart City
Além do lançamento do Programa Cidade Inteligente, o Sebrae/PR esteve presente durante os três dias do Smart City Expo Curitiba. Realizado entre 20 e 22 de março, na capital paranaense, foram recebidos cerca de 1.600 visitantes no estande da instituição.
No espaço foram promovidos conteúdos e palestras sobre a participação e o papel dos pequenos negócios durante a formação de uma cidade inteligente. Outros temas trabalhados também foram o acesso ao crédito, as compras públicas e a utilização de Inteligência Artificial.
Ainda aconteceu o lançamento do Link – Curitiba e Região Metropolitana, uma jornada de inovação aberta para promover a conexão entre pequenos negócios e grandes empresas. O foco é a busca por soluções e no desenvolvimento e conversão de negócios.
Via assessoria.
Comentar