Os mapas temáticos das comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras do Paraná, produzidos pelo deputado estadual Goura (PDT) serão impressos pela Educação do Paraná (Seed-PR) e distribuídos para todas as 2.100 escolas estaduais.

Durante reunião com o secretário de Educação Roni Miranda, na última segunda-feira (13), Goura apresentou os três mapas que detalham as comunidades tradicionais e duas cartilhas: Paraná Indígena e Paraná Quilombola. A novidade foi definida nesse encontro, em que a Secretaria de Educação se comprometeu a imprimir e distribuir os mapas para todas as escolas estaduais.

Goura enfatizou a importância educacional desses materiais, afirmando que “ao estudar sobre os quilombolas, indígenas e caiçaras também ajudamos a preservar seus modos de vida e culturas”.

A Seed-PR atendeu à demanda de Goura e solicitou os arquivos dos mapas para que sejam impressos e enviados para todas as escolas estaduais, que atendem mais de 6.500 estudantes. Os materiais permitirão ampliar e melhorar os conteúdos pedagógicos relacionados às comunidades tradicionais.

Impacto na Educação pública estadual

Goura destacou que, de acordo com a Lei Federal 12.519/2011, que institui o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), ambos já inseridos no calendário escolar do Paraná, esses materiais possuem grande potencial de utilização na rede pública estadual.

“Nossos estudantes precisam aprender sobre a presença dessas culturas em seus territórios, promovendo o resgate cultural, reconhecimento e identificação histórica e geográfica dessas comunidades, bem como suas contribuições para a formação democrática e cultural dos paranaenses”, disse Goura.

Compromisso com a Educação e inclusão

A iniciativa de Goura reflete um compromisso com a educação inclusiva e a preservação das culturas tradicionais do Paraná, fortalecendo o conhecimento e a valorização dessas comunidades entre os estudantes da rede pública estadual. As cartilhas e mapas poderão ser utilizados como material pedagógico adicional, adaptados pelos professores para suas aulas, permitindo uma abordagem mais rica e diversificada do conteúdo.

ASCOM – PT na ALEP.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui