O Grupo Globo e a Folha de S. Paulo anunciaram na noite desta segunda-feira (25) que vão retirar seus correspondentes da entrada do Palácio do Alvorada após novos ataques promovidos por bolsonaristas a profissionais da imprensa.
Após o presidente Jair Bolsonaro declarar a jornalistas que “no dia que vocês tiverem compromisso com a verdade, eu falo com vocês de novo”, bolsonaristas decidiram partir pra cima de repórteres dentro da área restrita da imprensa.
Segundo o Grupo Globo, “são muitos os insultos e os apupos que os nossos profissionais vêm sofrendo dia a dia por parte dos militantes que ali se encontram, sem qualquer segurança para o trabalho jornalístico”. “Estas agressões vêm crescendo”, disse a empresa em nota enviada ao Gabinete de Segurança Institucional.
“Assim informamos por meio desta que a partir de hoje nossos repórteres, que têm como incumbência cobrir o Palácio da Alvorada, não mais comparecerão àquele local na parte externa destinada à imprensa”, anunciou.
A Folha também publicou uma matéria anunciando a retirada dos correspondentes. Segundo o veículo o GSI foi informado da redução da segurança e dos ataques desta segunda-feira, mas ainda não se manifestou.
O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal condenou os novos ataques. “Repudiamos os novos ataques contra jornalistas ocorridos hoje no Palácio da Alvorada e na Esplanada dos Ministérios. A escalada de violência está diretamente relacionada com a postura de Bolsonaro contra a imprensa”, tuitou.
O jornalista Vicente Nunes, do Correio Braziliense, comentou ainda que o Correio já não coloca correspondentes no Alvorada há cerca de um mês. “Por questão de segurança, Correio já não tem repórter presencial no Palácio da Alvorada há pelo menos um mês. Cobertura é feita a distância, por meio de gravações. Nenhum jornalista merece passar pela humilhação diária estimulada pelo presidente Jair Bolsonaro”, tuitou.
O presidente @jairbolsonaro almoçou com o Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, na tarde desta segunda (25/5). Fora do edifício onde fica o ministério, apoiadores do mandatário atacaram a imprensa #Metrópoles pic.twitter.com/tsr3FuySBk
— Metrópoles (de 🏠) (@Metropoles) May 25, 2020
De outro ângulo, os ataques disparados por apoiadores de @jairbolsonaro à imprensa na tarde desta segunda-feira (25/5) #Metrópoles pic.twitter.com/HmsY8h7BPv
— Metrópoles (de 🏠) (@Metropoles) May 25, 2020
Reportagem de Lucas Rocha, da Revista Fórum.
Comentar