Neste domingo, 15 de novembro, durante o andamento das eleições em primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará, em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), uma pesquisa de opinião com 20 mil eleitores nas mais de 400 mil seções eleitorais do país. O Ipea, por meio de especialistas em pesquisa – sociólogos, cientistas políticos e estatísticos – indicou que “medir o sentimento do eleitorado no dia da votação pode ajudar a traduzir melhor a eficácia do trabalho realizado”. A pesquisa leva cerca de dez minutos para ser respondida.
Foram escolhidas 20 mil seções e, dessas, três pessoas, considerando o local onde moram, sexo e escolaridade informada. Somente o primeiro que aceitar, entre os três eleitores selecionados para pesquisa, será entrevistado. “Pode haver abstenção ou algum eleitor pode se recusar a responder. Neste caso, há três chances de a pesquisa ser preenchida em cada uma dessas 20 mil seções”, explica a assessora-chefe da Comunicação Social do TSE, Mariana Oliveira.
Caberá ao mesário informar ao eleitor, depois que este votar, que ele foi selecionado para a pesquisa e o encaminhar para a equipe de apoio aplicar o questionário. Ressalta-se a importância de que o eleitor seja abordado somente após votar.
Um vídeo curto e um manual informativo sobre como funciona a pesquisa foram disponibilizados no aplicativo Mesário. Mais informações sobre a pesquisa também podem ser acessadas no Canal do Mesário no Portal da Justiça Eleitoral, em cuja navegação não é consumido pacote de dados do celular.
ASCOM – Tribunal Superior Eleitoral.
Comentar