Em pesquisa encomendada pela Faciap e realizada pelo Grupo Datacenso mostra como está a expectativa dos comerciantes e dos consumidores para o Dia dos Namorados. Foram ouvidos 500 comerciantes e 1.000 consumidores, de todo o estado, entre os dias 20 a 27 de maio. A margem de erro é de 3 pontos, com nível de confiança em 95%. Confira os cenários:
“Expectativa de vendas para o Dia dos Namorados de 2021 em relação a 2020, considerando a atual economia”
39% – Superior;
28% – Igual;
24% – Inferior;
8% – Ainda não sabe;
“Sentimento e expectativa do comerciante paranaense para os próximos meses quanto a economia e seu negócio”
Economia
48% – Preocupado;
42% – Esperançoso;
9% – Desanimado.
Com relação ao seu negócio
58% – Esperançoso;
38% – Preocupado;
3% – Desanimado.
“Maneira que os consumidores pretendem comemorar o Dia dos Namorados, considerando a pandemia”
80% – Em casa;
13% – Em restaurante;
2% – Outros;
2% – Ligação ou videochamada;
2% – Hotel/motel;
1% – Viagem.
“Percentual de consumidores que está pesquisando o preço do presente para o Dia dos Namorados”
76% – Sim;
24% – Não;
O estudo do Datacenso aponta que, no geral, a maioria dos consumidores paranaenses deverão fazer suas compras de Dia dos Namorados pela internet. Com os decretos e medidas de distanciamento exigidos devido ao coronavírus, o comércio eletrônico é uma alternativa durante a pandemia. Analisando por gênero, o índice de mulheres (65%) que deverão comprar pela internet é maior que dos homens (51%). Já o percentual de compra em lojas físicas é maior no gênero masculino (23% contra 12%).
“Percentual de consumidores que se sente seguro para frequentar lojas, shoppings, bares, restaurantes nesse período de pandemia”
54% – Não;
46% – Sim.
Reportagem: Pedro Lima.
Comentar