A diretoria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2, cobrança adicional aplicada às contas de luz quando aumenta o custo de produção de energia. Pela decisão, a taxa passa de R$ 6,243 por 100 kWh para R$ 9,49 por 100 kWh. O novo valor representa aumento de 52%.
“É um sinal claro de que consumir energia até a chegada do próximo período único está mais caro”, afirmou o presidente da agência reguladora, André Pepitone, citado pelo portal R7. Pepitone avalia o momento atual como “excepcional” para a adoção de medidas mais drásticas devido à pior crise hídrica dos últimos 91 anos.
Na segunda-feira (28), o ministro Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na televisão em que afirmou que o Brasil passa por um momento de crise hídrica e pediu uso “consciente e responsável” de água e energia por parte da população.
O novo valor entra em vigor a partir de julho. O último reajuste do sistema de bandeiras tarifárias foi realizado em 2019.
Reportagem de © Sputnik.
Comentar