O Senado fará uma sessão especial nesta quinta-feira (10) para homenagear e relembrar as vítimas do Holocausto. Também será feita a cerimônia do Yom HaShoá, ou Dia da Lembrança do Holocausto. A sessão, que será feita de forma remota, está marcada para as 9h.
O requerimento para a sessão, aprovado no dia 2 deste mês, é do senador Jaques Wagner (PT-BA), com o apoio de outros 26 senadores. Ao requerer a homenagem, Wagner disse que “lembrar para jamais esquecer” tornou-se um mote dos movimentos em memória às vítimas do Holocausto. O Yom HaShoá é celebrado anualmente como dia de recordação de todas as vítimas.
No requerimento, o parlamentar argumenta que a iniciativa é necessária porque não só o Brasil, mas o mundo “passa por um estranho momento”, em que a história vem sendo reescrita por movimentos extremistas de ideologias e políticas negacionistas.
— Essa é a hora que nós aqui do Senado vamos nos manifestar para que nunca mais aconteça Holocausto. Foram milhões de seres humanos assassinados nas câmaras de gás, sob a teoria da construção na raça pura. E, portanto, é sempre importante lembrar, para que isso não renasça nunca na cabeça de ninguém — reforçou o senador nesta quarta-feira (9).
O requerimento foi feito em acordo com a Embaixada de Israel no Brasil, que, segundo o senador, participará da sessão virtual.
Agência Senado.
Comentar