A Comissão Apuradora do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibilizou, neste sábado (29), véspera do segundo turno da eleição, as funcionalidades do Sistema de Totalização (SISTOT). Os procedimentos foram realizados pelo presidente da Comissão, desembargador Fernando Wolff Bodziak. 

“Demonstramos a lisura, a segurança e a transparência do processo eleitoral em uma cerimônia com a participação dos membros da Comissão Apuradora, do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e de todas as pessoas interessadas”, explicou o desembargador Bodziak. 

A cerimônia, prevista na Resolução n° 23.669/2021 acontece primeiramente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois nos regionais eleitorais e, em seguida, nas zonas eleitorais. No TRE-PR, o evento foi realizado na sala da Secretaria de Tecnologia da Informação (SECTI), no edifício-sede, em Curitiba.

Reprodução do relatório zerésima do Sistema de Totalização, indicando que não há votos computado...

Zerésima do Sistema de Totalização

Na ocasião, foi demonstrado que não há votos computados antes do início da votação, por meio da impressão da zerésima do Sistema de Totalização. “A partir da emissão deste relatório, a eleição está pronta para começar”, destacou o desembargador. O relatório foi assinado pelas autoridades presentes e compõe a ata geral das eleições.

No entanto, é importante não confundir a emissão do relatório da zerésima do Sistema de Totalização com o que será impresso por cada urna eletrônica neste domingo (30), a partir das 7h. Esse último comprova que não há votos registrados nas urnas eletrônicas antes do início da votação.

ASCOM – TRE-PR.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui