Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

Um concerto online transmitido pelos canais oficiais do Governo do Estado do Paraná marcou as comemorações dos 198 anos da Independência do Brasil, na sede do Poder Executivo em Curitiba, Capital do estado. O evento contou com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, com representações do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, na manhã desta segunda-feira (07/09).

De acordo com o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Vanderley Rothenburg, as comemorações deste ano tiveram que ser diferentes, por causa da Pandemia da Covid-19. “Através da Banda de Música e da exposição das viaturas, esse evento demonstra o carinho e o afeto que a Corporação têm pela comunidade paranaense e, também, a hombridade com as outras forças de segurança pública”, disse.

Para a organizadora do evento e subchefe da 5ª Seção do Estado-Maior, capitão Esperança Minervini Romero Fontes Gomes, fazer uma cerimônia online foi a forma de não deixar essa data tão importante passar em branco. “A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, juntamente com convidados do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, tocaram canções militares, hinos e dobrados que remetessem ao desfile cívico-militar e para que pudéssemos passar esse sentimento de patriotismo para todos que estão em casa”, explicou.

O Maestro da Banda de Música da Polícia Militar, capitão José Galdino Filho, explicou que as músicas tocadas já fazem parte do desfile tradicional e que ao fazer em forma de concerto leva o sentimento desta data para quem está em casa. “Esta data é sempre muito importante, pois é quando as pessoas estão unidas em um único sentimento de patriotismo”, disse.

A apresentação começou às 11 horas e a primeira canção a ser tocada foi o Hino Nacional Brasileiro, seguida pelo Hino da Independência, Canção do Exército, Canção dos Aviadores, Cisne Branco (Canção do Marinheiro), Fibra de Herói, Souza Espetacular, Emblema Nacional, Batista de Melo, Coronel Péricles, Coronel Dulcídio, Soldado do Fogo, Canção 10 de Agosto e por fim o Hino do Paraná.

Além da Banda de Música da Polícia Militar, representantes das Bandas do Exército e da Aeronáutica também participaram do evento. “Essa é uma oportunidade de fazer com que as forças se unam e façam algo, mesmo que simbólico, para lembrar o 7 de Setembro”, disse o sargento Cleverson João Zavatto Teche, da Banda de Música da Base e Administração e Apoio da 5ª Divisão do Exército.

“Hoje nós trouxemos quatro representantes da nossa Banda de Música, mas estamos felizes de participar dessa ocasião que é tão importante para nós militares”, contou a sargento Midian Rosa Cabral, do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.

ASCOM – PMPR.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui