A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), pediu ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), para alterar o nome parlamentar. Ela quer ser identificada como Gleisi Lula Hoffmann, em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba após condenação em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A senadora divulgou o pedido em sua conta no Twitter. O nome parlamentar, tanto no caso de deputados quanto de senadores, é aquele pelo qual o político é identificado, por exemplo, nas votações em plenário e em documentos oficiais de Câmara e Senado.
Além de Gleisi, 36 deputados petistas pediram para trocar o nome parlamentar e incluir o sobrenome Lula. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), precisa autorizar as alterações. Ainda de acordo com a Secretaria-Geral da Mesa, o regimento interno diz que o nome parlamentar deve ser parte do nome civil, mas há também a praxe de se usar o nome que o político utilizou na urna durante as eleições.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui