A Secretaria Nacional das Mulheres do PT divulgou nesta quinta-feira (19/07) nota de repúdio contra o jornalista e blogueiro da revista Veja, Ricardo Noblat, que na terça-feira (17/07) publicou texto sob o título “Gleisi Maria Louca”. Na nota, o partido lembra que em 2016, a revista IstoÉ já havia publicado matéria de capa comparando a então presidente Dilma Rousseff com a primeira rainha do Brasil, conhecida como “Maria I, a Louca”.
“Em um país de cultura predominantemente machista, o texto assinado por Noblat, que em um dos trechos diz que ‘Gleisi está louquinha da silva’, reforça a estratégia machista utilizada para atacar a presença de mulheres na política”, avalia o PT. “Essa é uma prática recorrente na nossa sociedade, afinal, qual mulher nunca foi chamada de louca ou teve sua sanidade questionada? É difícil acreditar que esse mesmo tratamento seja equivalente à abordagem que um homem recebe”, diz o partido.
Segundo a sigla, “o machismo disfarçado em um título de texto jornalístico também se constitui como uma forma de agressão que precisa ser combatida, e se estende a todas as mulheres, estejam elas na política ou não”.
Donte: Bem Paraná
Comentar