A Justiça Eleitoral negou nesta quinta-feira (16/08) pedido da coligação REDE/PPL/DC solicitando que o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (REDE), candidato ao governo do Estado, participasse de debate entre candidatos ao Palácio Iguaçu na TV Band Paraná.
Na decisão que negou pedido de liminar, o juiz substituto Tito Campos de Paula ressaltou que a emissora não tem obrigação de convidar candidatos cujos partidos não tenham no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional.
Seis dos dez candidatos ao governo do Estado foram convidados e confirmaram presença no encontro de hoje na emissora, primeiro da disputa deste ano. O critério de participação é a presença de candidatos que estão em coligações com representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme prevê a Lei Eleitoral. Com isso, os candidatos Jorge Bernardi (REDE), Geonísio Marinho (PRTB), Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Priscila Ebara Guimarães (PCO) não foram convidados.
A emissora afirma que optou por limitar o número de participantes, conforme permite a legislação, para dar mais dinâmica ao debate. Os seis candidatos que se enquadram na regra e confirmaram presença são: a governadora Cida Borghetti (PP); o ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT); o deputado federal João Arruda (MDB); o advogado Ogier Buchi (PSL); o servidor público Professor Luiz Piva (Psol); e o deputado estadual Ratinho Junior (PSD).
Fonte: Bem Paraná
Comentar