Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

Foi inaugurado em Curitiba o primeiro Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública regional do país. Anunciada em novembro pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública, a criação da estrutura no Paraná atendeu a pedido feito pelo governo do estado, que se ofereceu para sediar a unidade em ofício enviado à União em maio. Com o início da operação, o centro vai reunir as forças policiais dos três estados da região Sul.

O objetivo da administração federal com o CIISP-S é reunir agentes da segurança pública dos três estados do Sul para a unificação das ações de combate à criminalidade, em especial ao crime organizado. Além de integrantes das polícias, o espaço contará ainda com representantes da Polícia Federal – entre quatro e seis agentes -, da Polícia Rodoviária Federal e da própria Secretaria Nacional de Segurança Pública. Há a possibilidade de policiais da Argentina e do Paraguai atuarem na unidade, por causa da tríplice fronteira.

Durante solenidade de abertura do CIISP-S, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, comentou a escolha, que “se dá pelo reconhecimento da integração que o Paraná vem exercitando nas suas diversas áreas: de inteligência, de operação”. A informação do Ministério é de que os investimentos federais na unidade serão da ordem de R$ 15 milhões apenas em equipamentos, “sem falar no pessoal que será deslocado, pessoal federal que vira para cá e que integrará permanentemente esse centro e estará integrado a todos os órgãos de segurança do Paraná e a todos os órgãos de Inteligência que temos no governo federal, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul”.

Na divisão de atribuições, a esfera federal deve ficar responsável pela estruturação; do outro lado, o Estado entra com o espaço físico. A opção paranaense foi por aproveitar o Centro Integrado de Comando e Controle, construído para a Copa do Mundo 2014. No ambiente preparado para receber o CIISP-S funcionava até recentemente o Departamento de Inteligência do Estado (Diep), realocado dentro do próprio prédio da Secretaria.

Fonte: Gazeta do Povo

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui