Neste domingo (09), três cidades do Norte Pioneiro – Congonhinhas, Japira e Rancho Alegre – foram às urnas para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. A votação transcorreu tranquilamente, com apenas uma urna substituída, no município de Congonhinhas, e com todos os resultados totalizados antes das 18 horas.

Em Congonhinhas, foram eleitos Valdinei Aparecido de Oliveira (PTB) e Noel de Freitas (MDB), prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A chapa recebeu 2.764, equivalente a 56% dos votos válidos. As urnas registraram 184 votos nulos, 80 brancos e 1.161 abstenções.

Em Japira, os vencedores foram os candidatos do PSB, Angelo Marcos Vigilato (prefeito) e Paulo José Morfinati (vice) com 1.679 votos. Houve 125 votos nulos, 56 brancos e 743 abstenções.

Rancho Alegre terá como novo prefeito Fernando Carlos Coimbra (PSDB) e, como vice, Flávio Henrique Pereira (SD). Foram registrados 18 votos brancos, 74 nulos e 332 abstenções.

Justificativa

Não foram instaladas mesas para recebimento de justificativas no dia da eleição. Os eleitores que não compareceram às urnas devem entregar Requerimento de Justificativa pós-eleição ao juiz eleitoral no prazo de 60 dias, exceto para o eleitor que se encontrar no exterior, que terá o prazo de 30 dias, contados do seu retorno ao país, para justificar.

Prestação de contas e diplomação

Os candidatos e partidos que participaram das eleições suplementares devem prestar contas à Justiça Eleitoral até as 19 horas do dia 14 de dezembro, por meio do Sistema SPCE – Eleição Suplementar 2016. Os cartórios eleitorais envolvidos funcionam em regime de plantão, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, até 19 de dezembro.

A decisão que julgar as contas dos candidatos será publicada em até três dias antes da diplomação, que deve ocorrer até 16 de janeiro de 2019.

Motivos diversos

As eleições suplementares foram estipuladas pela Resolução do TRE-PR nº 818/2018 por motivos diversos. Em Congonhinhas, foram cassados o prefeito Luciano Merhy (PTB) e seu vice, Carlos Tansini da Silva (MDB). Eles tiveram os registros de candidatura indeferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho deste ano, com base na lei da Ficha Limpa, por abuso de poder econômico praticado em 2008.

Na cidade de Japira, pertencente à jurisdição do Fórum Eleitoral de Ibaiti, o prefeito eleito em 2016, Walmir Wellington da Silva (DEM), faleceu no ano passado em um acidente de carro. Por essa razão, o vice, José Geraldo Santos (DEM), assumiu a administração do município, mas foi cassado pela Câmara Municipal por infração político-administrativa.

Em Rancho Alegre, na Região Metropolitana de Londrina, dentro da jurisdição do Fórum Eleitoral de Uraí, a chapa da prefeita Darlene do Prado Moreira (MDB) e de seu vice, Valter Aleixo da Silva (PDT), foi cassada por infrações na campanha de 2016.

Com informações da ASCOM TRE-PR.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui