O ex-deputado Ratinho Júnior (PSD) assumiu nesta terça-feira (1º) a função de governador do Paraná. Para isso, teve que renunciar ao último mês de mandato no Legislativo estadual.
Diante da renúncia, a Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) convocou e já deu posse ao suplente da vaga, o deputado Luís Corti, que retorna à Assembleia. Ele havia assumido em janeiro de 2017, e ficou no Legislativo até setembro do mesmo ano. Corti foi candidato a deputado estadual pelo PSC nas eleições gerais de 2014 e obteve 20.495 votos, ficando como terceiro suplente.
Perfil – Nascido em 1º de setembro de 1962, em São João (PR), Luís Raimundo Corti é formado em Medicina Veterinária e em Direito. Foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura. Na política foi vereador do município de São Jorge D´Oeste de 1989 a 1992. Elegeu-se prefeito da cidade em 1996 e reeleito em 2000. Também em São Jorge D´Oeste assumiu a Secretaria Municipal de Administração, em 2009. Também foi diretor da Ceasa em 2010.
Licenciados – Após a transmissão de cargo realizada no Palácio Iguaçu o novo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), deu posse aos novos secretários de Estado. Entre eles, os deputados estaduais Guto Silva (PSD), Márcio Nunes (PSD) e Ney Leprevost (PSD).
Guto Silva será o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Marcio Nunes assume a Secretaria de Meio Ambiente e Ney Leprevost a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social que passará a ser chamada de Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.
Assim, a Mesa Executiva da Alep irá realizar a convocação também dos suplentes para assumirem as vagas deixas por eles.
Na coligação PSC/PR/PTdoB, nas eleições de 2014, serão convocados os seguintes suplentes: Santin Roveda e Chico da Princesa. E no PSD o convocado será o suplente Juraci Luciano da Silva, Jura.
De acordo com o Regimento Interno da Alep, eles têm quinze dias a partir da convocação para tomar posse ou abrir mão da vaga. Quem assumir exercerá o mandato até o dia 31 de janeiro deste ano, quando encerra a atual legislatura.
ASCOM – ALEP.
Comentar