Na manhã desta terça-feira (19) a equipe do site Verdade&Expressão participou, no plenário da casa legislativa do Paraná, do Curso de Gestão Parlamentar – módulo Comunicação Institucional ministrada pela diretora de comunicação da ALEP Kátia Chagas. A palestra foi promovida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná. Novas ferramentas de tecnologia da informação foram anunciadas para integrar ainda mais a divulgação das atividades parlamentares.

Um vídeo institucional apresentou todo o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Comunicação no suporte aos assessores, na produção de conteúdo próprio e no atendimento das demandas dos principais veículos de comunicação. Também foram mostrados os projetos especiais coordenador pela diretoria, como o Geração Atitude, o aplicativo Agora é Lei no Paraná e o Assembleia no Enem. “Hoje nós fizemos um primeiro bate papo, uma aproximação com os assessores de imprensa para explicar como funciona e o que a comunicação tem a oferecer a cada deputado. Mostramos como os assessores podem usar a comunicação para ajudar a divulgar toda a atividade parlamentar”, ressalta Kátia.

A divulgação dos atos praticados pelo Legislativo é uma obrigação constitucional que exige uma atuação integrada entre assessores e a Diretoria de Comunicação. “Os deputados além de buscar fazer suas atividades, seja representando politicamente seus eleitores, seja com os projetos de lei, tem o dever de comunicar. É o princípio da publicidade, que inclusive está esculpido na Constituição da República do Brasil. A administração da Assembleia Legislativa também precisa auxiliar esses assessores a fazer essa publicidade, por isso a importância deles conhecerem a publicidade institucional da Casa que é a principal função da Diretoria de Comunicação”, afirma Dylliardi Alessi, diretor Legislativo e diretor da Escola do Legislativo.

Entre as novidades da Comunicação anunciadas está a utilizando de novas ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso a todo o material produzido não apenas para os assessores, mas também de toda a sociedade. “Vamos reformular o site e criar um banco de dados para cada deputado. O deputado terá um banco de dados próprio que terá disponível em um único lugar todas as fotos, notícias, entrevistas e leis. Toda a participação dele dentro da Assembleia estará concentrada nesse banco que estará disponível não apenas para o deputado, mas também para assessores e para toda a população acompanhar de forma individualizada o trabalho do seu deputado”, destacou a diretora de Comunicação.

Reportagem: Pedro Lima, com informações da Assessoria de Comunicação da ALEP.

Imagem: Dálie Felberg.

guazelli

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