Jornal GGN – A aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) continua em queda, segundo a mais recente edição da pesquisa mensal XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (5 de abril) onde a aprovação do mandatário aparece entre 35% dos entrevistados. A título de comparação, em fevereiro, 40% aprovavam o governo Bolsonaro. Em março, houve queda, passando para 37%.

O levantamento mais recente da XP foi realizado entre os dias 1 e 3 de abril. A pesquisa ouviu 1.000 pessoas por telefone de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo, portanto a variação na taxa de aprovação de Bolsonaro pode ser considerada dentro da margem de erro.

Porém, fazendo a comparação com a série de levantamentos desde fevereiro, é possível apontar que existe uma tendência de queda na aprovação, como explica o cientista político Alberto Almeida.

No que diz respeito à avaliação do governo, [o levantamento da XP] é idêntico na margem de erro ao resultado da última pesquisa Ibope. Todavia, a variação entre janeiro e março/abril é bem diferente. Na pesquisa Ibope, feita face a face, a avaliação positiva diminui 15 pontos percentuais e na pesquisa XP essa diminuição é de somente cinco pontos. A única explicação plausível diz respeito à metodologia diferente das pesquisas, uma vez que a pesquisa XP é feita por telefone”, pondera.

O último levantamento da pesquisa Ibope, divulgada no dia 20 de março, apontou que o governo do presidente Bolsonaro foi considerado ótimo/bom por 34% dos entrevistados, apontando queda de 15 pontos percentuais em relação a primeira pesquisa feita, logo após sua posse, em janeiro, quando 49% dos entrevistados consideraram o governo ótimo ou bom. Em fevereiro, o percentual caiu para 39%, revelando também a tendência de queda.

A pesquisa da XP indica que a piora da avaliação do governo estancou. Teremos a chance de avaliar essa trajetória caso o Ibope faça e divulgue uma nova pesquisa agora em abril. Caso isto ocorra, e seja mantida a mesma data dos meses anteriores, a divulgação será em 19 de abril”, destaca Almeida.

Reforma da Previdência

A pesquisa XP revelou que existe um amplo apoio à reforma da Previdência. Para 61%, o sistema previdenciário no país precisa de reformas. Em março 64% concordavam com essa afirmação.

Mas Alberto Almeida chama atenção que o levantamento revela que o apoio à reforma fica menor quando medidas específicas são mencionadas, ao mesmo tempo que “as medidas que têm mais apoio da opinião pública são as três que diminuem os privilégios das corporações, justamente aquelas que encontrarão a maior resistência dos lobbies organizados”, pontua no cientista político.

Confiança nas instituições e “nova política”

A pesquisa XP confirma que a população continua confiando pouco nas instituições, especialmente nos partidos. Cerca de 89% dos entrevistados disseram que não confiam nos partidos. Por outro lado, 66% dizem confiar nas Forças Armadas.

Ao serem perguntados se o governo Bolsonaro representa “uma nova política”, 33% responderam que não, contra 62% que disseram sim.

Os entrevistados também foram questionados sobre como está a relação entre Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e Bolsonaro. Para 13%, o relacionamento entre os dois é ótimo ou bom; 44% disseram regular; 36% afirmaram que ruim ou péssimo e 7% não souberam responder.

Por outro lado, ao serem questionados sobre a importância da relação entre os Maia e o Bolsonaro, 81% responderam como muito importante (43%) ou importante (38%), contra 15% que disseram ser pouco importante (7%) ou nada importante (8%).

A XP/Ipespe também perguntou como o presidente deveria atuar em relação ao Congresso: 33% se disseram favoráveis ao endurecimento da posição de Bolsonaro em relação ao Legislativo; 19% que o presidente mantenha a conduta atual; e 37% defendem a flexibilização das posições do governo Bolsonaro para aprovar sua agenda, mesmo que isso signifique o afastamento do discurso inicial.

Do site GGN.

Imagem: Zeca Ribeiro.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui